Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/443
Título: A técnica de seguro da carteira e o problema da volatilidade : um estudo aplicado ao índice PSI-20
Outros títulos: The portfolio insurance technique and the volatility problem: a PSI-20 applied study
Autor: Duarte, Elisabete Fernanda Mendes 
Orientador: Fonseca, José Alberto Soares da
Palavras-chave: Mercado financeiro; Índice PSI-20
Data: 10-Mar-2006
Citação: DUARTE, Elisabete Fernanda Mendes - A técnica de seguro da carteira e o problema da volatilidade : um estudo aplicado ao índice PSI-20. Coimbra, 2004.
Resumo: O desenvolvimento da teoria de avaliação das opções possibilitou o aparecimento de técnicas de cobertura de risco que garantem a obtenção de resultados assimétricos, utilizando exclusivamente os produtos dos mercados à vista, ou eventualmente, fazendo uso dos produtos dos mercados de futuros e opções. Essas técnicas de cobertura de risco ficaram conhecidas, na literatura, pelo nome genérico de técnicas de Seguro da Carteira. Neste trabalho abordam-se a OBPI (Options Based Portfolio Insurance) e a CPPI (Constant Proportion Portfolio Insurance), que são apresentadas na primeira parte da tese. O desenvolvimento teórico e prático da técnica levantaram diversas questões que, até hoje, não foram resolvidas como é o caso da volatilidade. Esta afecta os resultados finais obtidos com a gestão de uma carteira segura de duas formas: a primeira resulta do facto dos investidores que utilizam técnicas de gestão dinâmica em mercados voláteis tenderem a obter maiores perdas, dadas as constantes oscilações de mercado; a segunda resulta do facto de uma eventual estimação incorrecta conduzir à obtenção de parâmetros de cobertura errados. A segunda parte do trabalho procura averiguar qual das técnicas estudadas permite garantir os melhores resultados nas diferentes situações de evolução da volatilidade quando esta é perfeitamente antecipada. Retirando ilações da interacção das duas técnicas estudadas é proposta, neste trabalho, uma nova estratégia: o Seguro da Carteira Combinado, a qual permite a obter resultados melhores e mais adaptados à volatilidade e ao sentido de evolução das cotações. Na terceira parte do trabalho, porque é impossível antecipar perfeitamente a volatilidade, é discutido qual o modelo de previsão mais apropriado a um programa de Seguro da Carteira. A aplicação da técnica de Seguro da Carteira Combinado, com volatilidade previsional, confirma os bons resultados anteriormente obtidos.
Descrição: Tese de doutoramento em Economia (Desenvolvimento e Política Económica) apresentada à Fac. de Economia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/443
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

361
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.