Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/44338
Title: Um estudo das dinâmicas de apropriação do jogo Portugal 1111 – A Conquista de Soure em contexto escolar
Authors: Penicheiro, Filipe 
Roque, Licínio 
Carvalho, Joaquim Ramos de 
Keywords: Jogos em contexto escolar; Educação histórica; Videojogos; Portugal 1111 A conquista de Soure
Issue Date: 2010
Publisher: SBGames
Serial title, monograph or event: IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames
Place of publication or event: Florianópolis
Abstract: Este artigo pretende analisar os resultados preliminares de duas sessões de exploração realizadas em contexto escolar, utilizando o jogo Portugal 1111 – A conquista de Soure, e informar sobre as dinâmicas de questionamento dos alunos ao professor, identificando oportunidades de aproveitamento da experiência do jogo para alcançar objectivos de aprendizagem relacionados com o tema curricular da Reconquista. Os indicadores que estas sessões de exploração proporcionam apontam claramente para três conclusões: a) a importância do papel do professor como facilitador da introdução e da aprendizagem com jogos em contexto escolar; b) que o jogo Portugal 1111 – A conquista de Soure, potenciou algumas questões sobre o tema da Reconquista que podem concorrer para a aprendizagem de conhecimentos históricos sobre este período; e c) é notória uma trajectória temporal através dos objectivos de aprendizagem do artefacto, da dinâmica de jogo e do domínio modelado, com implicações para o design e para as estratégias de exploração do jogo.
URI: https://hdl.handle.net/10316/44338
ISSN: 2179-2259
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat
full23.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

748
checked on Apr 9, 2024

Download(s)

147
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons