Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/44113
Title: Informação em Silos: o contributo das Humanidades Digitais para a Desconstrução dos Silos de Informação nas Organizações (Poster)
Other Titles: Information in Silos: the contribution of Digital Humanities to the Deconstruction of Information Silos in Organizations (Poster)
Authors: Ferreira, Ana Rita 
Roque, Licínio 
Keywords: Silos de Informação; Organizações; Humanidades Digitais; Transversalidade
Issue Date: Nov-2017
Serial title, monograph or event: VIII Encontro Ibérico EDICIC 2017
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Independentemente da forma como as Organizações se estruturam, as suas diferentes partes (unidades, departamentos ou secções) comunicam e interagem entre si, trocando dados e informações que, em conjunto, completam os processos organizacionais. De um modo natural, cada parte deste todo orgânico desempenha um determinado conjunto de tarefas e funções, focadas em áreas do conhecimento específicas e operando num ambiente próprio. Ou seja, cada unidade organizacional desenvolve um contexto específico no seio do qual se (re)organiza, internamente. Neste contexto têm vindo a ser desenvolvidos diferentes recursos tecnológicos que facilitam a execução das tarefas diárias; porém, a informação não transita facilmente entre unidades e observa-se com frequência a persistência de barreiras entre os diferentes subsistemas, que dão origem a Silos de Informação nas Organizações. Como pode o conhecimento adquirido pelas das Humanidades Digitais, enquanto área transdisciplinar, agregadora de diversos saberes, auxiliar na desconstrução de algumas destas barreiras, é a pergunta a partir da qual procuramos refletir neste texto.
URI: https://hdl.handle.net/10316/44113
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Artigos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Artigo EDICIC.pdf648.3 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

360
checked on Apr 9, 2024

Download(s) 50

405
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons