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Título: Políticas de educação: as diferentes responsabilidades e opções dos poderes públicos
Outros títulos: Education policies: the different responsibilities and options of the public authorities
Autor: Santos, Lúcia 
Alcoforado, Luis 
Cordeiro, António 
Palavras-chave: Políticas públicas em educação; Desenvolvimento e educação; Ideologia e poder
Data: 2017
Editora: Unisal, Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista de Ciências da Educação Americana
Volume: nº 37
Número: ano XIX
Local de edição ou do evento: Americana
Resumo: O presente trabalho procura analisar a evolução das teorias políticas e econômicas mais relevantes, bem como os tipos de Estado que lhes estão associados, que foram se sobrepondo no decorrer dos últimos três séculos nas sociedades democráticas ocidentais e que mais diretamente foram interferindo na elaboração e execução das políticas públicas de educação. Em seguida, reflete-se sobre as suas implicações na forma como o pensamento educativo foi sendo construído e sedimentado. Partindo dessa análise, termina-se por equacionar as mudanças fundamentais que se perspectivam no pensar de algumas dimensões das políticas educativas públicas, situando-as, sobretudo, na necessidade de associar as lógicas nacionais e transnacionais às políticas de base local, que, por meio de uma ação conjunta e concertada, mobilizem a comunidade no sentido de formar cidadãos capazes, sem perder de vista a escala global, de agir em âmbito local, a partir do conhecimento da sua própria realidade e induzir uma nova noção de desenvolvimento, o qual se espera que seja integrado e sustentado. Abstract This paper seeks to analyze the evolution of the most relevant political and economic theories, as well as the associated state types, during the last three centuries in western democratic societies and that most directly interfered in the elaboration and execution of public education policies, to reflect on their implications in the construction and consolidation of educational thinking. Starting from this analysis, it ends up by equating the fundamental changes that are perceived in the thinking of some dimensions of the public educational policies, placing them in the need to associate local policies to national and transnational logics, that can, through joint and concerted action, mobilize the community to train citizens who, without forgetting the global scale, are able to act at the local level, based on the knowledge of their own reality, and to induce a new notion of development, which is expected to be integrated and sustained.
URI: https://hdl.handle.net/10316/43470
ISSN: 2317-6091
DOI: 10.19091/reced.v1i37.581
Direitos: openAccess
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I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

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