Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42862
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 c/sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma C do 7º ano no ano letivo 2015/2016 : ensino massivo e ensino diferenciado : consequências ao nível do feedback corretivo
Authors: Ferreira, Eduardo Manuel Rocha 
Orientador: Fachada, Miguel
Keywords: Ensino da educação física; Diferenciação pedagógica
Issue Date: 2016
Abstract: O Estágio Pedagógico apresenta-se como o apogeu da formação inicial, onde se articula a teoria e a prática. Com este Estágio novas realidades são visionadas e novas perspetivas são adquiridas, sendo um ano definido pela aprendizagem constante no terreno. O estagiário é desafiado a pôr em prática os seus conhecimentos, enfrentar desafios, medos, angústias, ultrapassar obstáculos, desenvolver competências, fortalecendo a sua identidade profissional, tornando-o mais apto e responsável. O presente documento resulta da intervenção pedagógica desenvolvida na Escola Básica 2,3 com Secundário José Falcão de Miranda do Corvo no ano letivo 2015/2016, junto da turma C do 7º ano. Este documento contempla três grandes capítulos: o primeiro alusivo à contextualização da prática desenvolvida; o segundo é respeitante à análise reflexiva da prática pedagógica, designadamente o planeamento, a intervenção pedagógica, a avaliação, a ética-profissional e as questões dilemáticas; e o terceiro, onde apresento uma investigação, de caráter quantitativo, sobre o tema “Ensino massivo e ensino diferenciado – consequências ao nível do feedback corretivo”. A escolha deste tema teve como objetivo perceber quanto ao feedback corretivo, quais são as consequências da utilização de um ensino massivo e diferenciado. A amostra foi constituída por dozes blocos de quarenta e cinco minutos, junto da turma em que decorreu o Estágio Pedagógico. Os resultados conseguidos revelaram a predominância da utilização do feedback corretivo no ensino massivo em relação ao ensino diferenciado. The Teacher Training is presented as the culmination of the initial training, which is articulated between theory and practice. With this training new realities are envisioned and new perspectives are gained, being this year defined by constant learning on the ground. The trainee is challenged to put into practice their knowledge, to meet challenges, fears, anxieties, overcome obstacles, develop skills, strengthening their professional identity, making it more capable and responsible. This document is the result of pedagogical intervention developed in Escola Básica 2,3 com Secundário José Falcão de Miranda do Corvo on the school year of 2015/2016, with the C class of 7th grade. This document contains three main chapters: the first allusive to the contextualization of the practice developed; the second regards the reflexive analysis of pedagogical practice, including planning, pedagogical intervention, evaluation, ethics and professional and dilemmatic questions; and the third, in which I present a quantitative research, on the theme "mass education and differentiated teaching - consequences regarding the corrective feedback." The choice of this theme aimed to realize, as to corrective feedback, what are the consequences of using a massive and differentiated teaching. The sample consisted of twelve blocks of forty-five minutes with the class that was part of my Teaching Practice. The results showed the prevalence of the use of corrective feedback in mass education in relation to differentiated instruction.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/42862
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1516_Eduardo_Ferreira.pdf2.82 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

226
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

216
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.