Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/42444
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária José Falcão junto da turma do 10º 4 no ano letivo de 2015/2016
Outros títulos: motivação intrínseca e extrínseca dos alunos face à disciplina de educação física nos diferentes níveis de maturação
Autor: Reis, Tânia Alexandra da Cunha 
Orientador: Martins, Raul Agostinho Simões
Palavras-chave: Prática pedagógica; Ensino da educação física
Data: 2016
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O Relatório Final de Estágio surge no âmbito do Estágio Pedagógico, do 2ºano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário ministrado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico teve a duração de um ano letivo (2015/2016) e foi desenvolvido na Escola Secundária José Falcão em Coimbra, com a turma 4 do 10º ano do Curso Cientifico-Humanístico de Ciências e Tecnologias constituída por 29 alunos com uma média de idades de 14,9 anos. A realização do Estágio Pedagógico numa escola representa uma etapa inicial na formação e na experiência enquanto futura docente nesta área, ajudando a desenvolver as competências profissionais, académicas e pessoais criando uma identidade enquanto agente do ensino. Desta forma, o presente Relatório Final representa a descrição e uma reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo e encontra-se estruturado em quatro etapas fulcrais, como o enquadramento biográfico, a contextualização da prática desenvolvida relativas à caraterização da escola, do Grupo Disciplinar e da turma, da análise reflexiva sobre a prática pedagógica alusivas à área do planeamento, da realização, da avaliação e da atitude ética-profissional e por último a investigação realizada ao longo do ano letivo que teve como tema problema a “Motivação Intrínseca e Extrínseca dos alunos face à disciplina de Educação Física nos diferentes níveis de maturação”. A amostra desta investigação foi de 240 alunos com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos do 7ºano ao 12º ano de escolaridade, sendo esta investigação realizada através de um questionário validado e elaborado por Kobal (1996). O objetivo principal deste estudo de investigação foi verificar se existem diferenças estatisticamente significativas na motivação intrínseca e extrínseca entre alunos com diferentes níveis de maturação: Pré; Peri e Pós pubertário, de forma a perceber se os alunos mais novos se encontram mais ou menos motivados que os alunos mais velhos na disciplina de Educação Física. Após a recolha e análise dos dados foi possível retirar algumas conclusões relativas às duas motivações nos níveis de maturação dos alunos desta escola. Palavras-chave: Estágio Pedagógico, Educação Física, Motivação Intrínseca e Extrínseca, Análise Reflexiva.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/42444
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg1516_Tânia_Reis.pdf3.52 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

240
Visto em 26/mar/2024

Downloads

140
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.