Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/42444
Title: | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária José Falcão junto da turma do 10º 4 no ano letivo de 2015/2016 | Other Titles: | motivação intrínseca e extrínseca dos alunos face à disciplina de educação física nos diferentes níveis de maturação | Authors: | Reis, Tânia Alexandra da Cunha | Orientador: | Martins, Raul Agostinho Simões | Keywords: | Prática pedagógica; Ensino da educação física | Issue Date: | 2016 | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | O Relatório Final de Estágio surge no âmbito do Estágio Pedagógico, do 2ºano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário ministrado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico teve a duração de um ano letivo (2015/2016) e foi desenvolvido na Escola Secundária José Falcão em Coimbra, com a turma 4 do 10º ano do Curso Cientifico-Humanístico de Ciências e Tecnologias constituída por 29 alunos com uma média de idades de 14,9 anos. A realização do Estágio Pedagógico numa escola representa uma etapa inicial na formação e na experiência enquanto futura docente nesta área, ajudando a desenvolver as competências profissionais, académicas e pessoais criando uma identidade enquanto agente do ensino. Desta forma, o presente Relatório Final representa a descrição e uma reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo e encontra-se estruturado em quatro etapas fulcrais, como o enquadramento biográfico, a contextualização da prática desenvolvida relativas à caraterização da escola, do Grupo Disciplinar e da turma, da análise reflexiva sobre a prática pedagógica alusivas à área do planeamento, da realização, da avaliação e da atitude ética-profissional e por último a investigação realizada ao longo do ano letivo que teve como tema problema a “Motivação Intrínseca e Extrínseca dos alunos face à disciplina de Educação Física nos diferentes níveis de maturação”. A amostra desta investigação foi de 240 alunos com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos do 7ºano ao 12º ano de escolaridade, sendo esta investigação realizada através de um questionário validado e elaborado por Kobal (1996). O objetivo principal deste estudo de investigação foi verificar se existem diferenças estatisticamente significativas na motivação intrínseca e extrínseca entre alunos com diferentes níveis de maturação: Pré; Peri e Pós pubertário, de forma a perceber se os alunos mais novos se encontram mais ou menos motivados que os alunos mais velhos na disciplina de Educação Física. Após a recolha e análise dos dados foi possível retirar algumas conclusões relativas às duas motivações nos níveis de maturação dos alunos desta escola. Palavras-chave: Estágio Pedagógico, Educação Física, Motivação Intrínseca e Extrínseca, Análise Reflexiva. | Description: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/42444 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg1516_Tânia_Reis.pdf | 3.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
244
checked on Apr 16, 2024
Download(s)
149
checked on Apr 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.