Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42412
Title: Cultura Organizacional e Avaliação no Terceiro Sector
Authors: Lopes, Mónica 
Keywords: Organizações do terceiro setor; Avaliação; Aprendizagem organizacional; Prestação de contas; Third sector organizations; Evaluation; Organizational learning; Accountability
Issue Date: 2012
Publisher: Associação Portuguesa de Sociologia
Serial title, monograph or event: Sociedade, crise e reconfigurações: atas do VII Congresso Português de Sociologia
Place of publication or event: Porto
Abstract: É no enquadramento da europeização das estruturas nacionais e de governação multinível que se articulam os diversos atores (públicos, privados e não lucrativos) implicados na concepção, implementação e avaliação de políticas e programas/projetos de intervenção social no nosso país. A crescente importância da avaliação nas organizações do terceiro sector (OTS) resulta dos novos desafios que estas enfrentam e dos efeitos da sua nova relação com o Estado e outras entidades financiadoras. Num contexto de projetificação das políticas sociais, a avaliação surge como elemento indispensável na contratualização entre Estado e terceiro sector tendo em vista a implementação de programas sociais. Neste texto, resultado de uma investigação em curso no âmbito da minha dissertação de Doutoramento, será feito um primeiro mapeamento da produção de conhecimento sobre avaliação nas organizações do terceiro setor, a nível nacional e internacional. Estabelecem-se relações entre accountability, aprendizagem e cultura de avaliação, discutem-se as pressões para o desenvolvimento de processos de avaliação nas OTS e suas especificidades, e reflete-se sobre o papel que as entidades financiadoras ou tutelares desempenham na construção de processos de avaliação potenciadores da aprendizagem organizacional. Inerentemente associada ao controlo exercido pelas entidades de financiamento, a avaliação acaba frequentemente por ser vista como mera obrigação contratual a cumprir para prestar contas do financiamento recebido e não como um instrumento de aprendizagem, capacitação e mudança organizacional.
In our country, the various actors (public, private and nonprofit) involved in the design, implementation and evaluation of social policies and programs/projects, operate in framework of the europeanisation of national structures and multi-level governance. The growing importance of evaluation in the third sector organizations derives from the new challenges they face, and from the effects of its new relationship with the state and other donors. Evaluation emerges as an essential element in the contracts and corporation between the state and third sector for the implementation of social programs. This paper, which is based in an ongoing PhD research, will provide a first mapping of the knowledge production about evaluation in nonprofit organizations, at national and international level. I will explore the relationships between the concepts of accountability, learning and culture of evaluation, and discuss the pressures for the development of evaluation processes in nonprofit organizations as well as their specificities and the role that donors play in constructing evaluation processes that enhance organizational learning. Inherently connected to the control exercised by donors, evaluation is often seen as mere contractual obligation to meet the accountability demands of funders and not as a tool for learning, empowerment and organizational change.
URI: https://hdl.handle.net/10316/42412
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

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