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Título: Uma leitura sobre a lusofonia - Estudo bibliométrico de teses desenvolvidas entre 2004 e 2014
Autor: Godoy, Rosana Rodrigues Pegas 
Lima, Manolita Correia 
Allegretti, Giovanni 
Prolo, Ivor 
Torini, Danilo Martins 
Silva, Claudia Cristiane dos Santos 
Palavras-chave: Lusofonia; Produção acadêmica em língua portuguesa; Repositório de teses doutorais; Método bibliométrico; Indicadores
Data: Nov-2015
Editora: FORGES
Título da revista, periódico, livro ou evento: 5ª Conferência Forges
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A lusofonia não é reconhecida apenas como um espaço da geografia linguística ou da aprendizagem de uma língua comum, mas sobretudo um ambiente de reconhecimento de culturas, políticas e economias com uma identidade comum. Em um ambiente marcado pela globalização, percebe-se crescente interesse da academia por temas subordinados à lusofonia. O número de teses desenvolvidas por acadêmicos vinculados a universidades brasileiras e portuguesas nos últimos dez anos (2004-2014) representa forte indício do que se pretende destacar. Nessa trilha, o objetivo justificador do artigo reside em mapear a produção acadêmica gerada no formato de teses para qualificar a produção e difusão do conhecimento relacionado ao tema. Frente ao elevado número de teses localizadas e aos interesses dos autores, decidiu-se concentrar a investigação em trabalhos cuja problematização aprofunde as dimensões econômicas e políticas envolvidas. Para localizar as teses foram consultados seis repositórios: Depósito de Teses e Dissertações Digitais da Biblioteca Nacional, Repositório da Universidade do Minho, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Banco de Teses da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior e Repositório de Teses e Dissertações de Domínio Público do Governo Brasileiro. Para compor o corpus da pesquisa (108 teses) levou-se em consideração algumas palavras-chave e o resumo. O tratamento do material selecionado orientar-se-á por um protocolo que inclui país, instituição e programa de pós-graduação de origem; autor, formação, tema, problema, objetivos da pesquisa, lentes teóricas e escolhas metodológicas, e principais conclusões. Resultados preliminares revelam que a discussão ganha musculatura teórica a partir de 2007, em virtude das consequências do processo de globalização, particularmente sobre o ambiente educacional e a reorganização internacional do trabalho.
Descrição: Trabalho apresentado na 5ª Conferência Forges, 18-20 de novembro de 2015, Coimbra, Portugal
URI: https://hdl.handle.net/10316/42298
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

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