Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42298
Title: Uma leitura sobre a lusofonia - Estudo bibliométrico de teses desenvolvidas entre 2004 e 2014
Authors: Godoy, Rosana Rodrigues Pegas 
Lima, Manolita Correia 
Allegretti, Giovanni 
Prolo, Ivor 
Torini, Danilo Martins 
Silva, Claudia Cristiane dos Santos 
Keywords: Lusofonia; Produção acadêmica em língua portuguesa; Repositório de teses doutorais; Método bibliométrico; Indicadores
Issue Date: Nov-2015
Publisher: FORGES
Serial title, monograph or event: 5ª Conferência Forges
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A lusofonia não é reconhecida apenas como um espaço da geografia linguística ou da aprendizagem de uma língua comum, mas sobretudo um ambiente de reconhecimento de culturas, políticas e economias com uma identidade comum. Em um ambiente marcado pela globalização, percebe-se crescente interesse da academia por temas subordinados à lusofonia. O número de teses desenvolvidas por acadêmicos vinculados a universidades brasileiras e portuguesas nos últimos dez anos (2004-2014) representa forte indício do que se pretende destacar. Nessa trilha, o objetivo justificador do artigo reside em mapear a produção acadêmica gerada no formato de teses para qualificar a produção e difusão do conhecimento relacionado ao tema. Frente ao elevado número de teses localizadas e aos interesses dos autores, decidiu-se concentrar a investigação em trabalhos cuja problematização aprofunde as dimensões econômicas e políticas envolvidas. Para localizar as teses foram consultados seis repositórios: Depósito de Teses e Dissertações Digitais da Biblioteca Nacional, Repositório da Universidade do Minho, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Banco de Teses da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior e Repositório de Teses e Dissertações de Domínio Público do Governo Brasileiro. Para compor o corpus da pesquisa (108 teses) levou-se em consideração algumas palavras-chave e o resumo. O tratamento do material selecionado orientar-se-á por um protocolo que inclui país, instituição e programa de pós-graduação de origem; autor, formação, tema, problema, objetivos da pesquisa, lentes teóricas e escolhas metodológicas, e principais conclusões. Resultados preliminares revelam que a discussão ganha musculatura teórica a partir de 2007, em virtude das consequências do processo de globalização, particularmente sobre o ambiente educacional e a reorganização internacional do trabalho.
Description: Trabalho apresentado na 5ª Conferência Forges, 18-20 de novembro de 2015, Coimbra, Portugal
URI: https://hdl.handle.net/10316/42298
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Show full item record

Page view(s) 20

629
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

100
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.