Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/42297
Título: Criação de um observatório da vida estudantil entre os países lusófonos: um estudo exploratório
Autor: Godoy, Rosana Rodrigues Pêgas 
Lima, Manolita Correia 
Allegretti, Giovanni 
Prolo, Ivor 
Torini, Danilo Martins 
Silva, Claudia Cristiane dos Santos 
Palavras-chave: Observatório; Vida Estudantil; Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Pesquisa exploratória
Data: Nov-2015
Editora: FORGES
Título da revista, periódico, livro ou evento: 5ª Conferência Forges
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Da década de 1990 em diante a população estudantil mundial cresce exponencialmente (UNESCO, 2014), particularmente entre os países do Hemisfério Sul (Davidenkoff & Kahn, 2006). Isso tem justificado iniciativas voltadas para a compreensão da vida estudantil (programas, projetos, pesquisas, publicações etc.), dentre as quais chama atenção o número de observatórios criados em países selecionados. Levando em conta a importância de conhecer aspectos típicos da vida estudantil, somada à dispersão dos dados e a pouca clareza das políticas públicas voltadas para a população estudantil unida pela lusofonia, a pesquisa em andamento assume caráter exploratório na medida que reunirá materiais que fundamentarão um projeto de criação de um observatório da vida estudantil, que será focado na população universitária dos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Algumas questões norteiam o itinerário teórico e metodológico da pesquisa que nesta fase é de natureza bibliográfica e documental: levando em conta os observatórios dedicados à vida estudantil, quem criou, onde foi criado, quando e com que tipo de apoio institucional? Com quais objetivos justificadores? Até que ponto o modus operandi dos referidos observatórios diferem de país a país? Qual tem sido a agenda de pesquisa e publicação cumprida? Quais são os recursos metodológicos predominantemente explorados? A quem interessa conhecer a vida dos estudantes? Quais são os usos dos dados gerados? Até que ponto estas iniciativas estão consolidadas? Quais são as razões que justificam a consolidação ou a descontinuidade das referidas iniciativas?
Descrição: Trabalho apresentado na 5ª Conferência Forges, 18-20 de novembro de 2015, Coimbra, Portugal
URI: https://hdl.handle.net/10316/42297
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

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