Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/40977
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomes, Raphael Dos Santos D’Emery-
dc.contributor.authorPinto, Hugo Emanuel dos Reis Sales da Cruz-
dc.contributor.authorAlmeida, Cláudia Margarida Brito Ribeiro de-
dc.date.accessioned2017-04-24T16:47:49Z-
dc.date.available2017-04-24T16:47:49Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn1982-6125por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/40977-
dc.description.abstractPropósito do tema: Nos últimos anos o turismo residencial tem obtido uma atenção em Portugal e na região do Algarve. Ele foi identificado pelo plano nacional de turismo como um dos produtos estratégicos. No Algarve o seu peso é relevante para a dinâmica do turismo. Objetivo: Este estudo está focado na percepção dos gestores públicos quanto ao turismo residencial no Algarve, em particular os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças que este produto cria para o desenvolvimento da região. Metodologia e abordagem: O estudo utiliza uma abordagem descritiva e exploratória a partir de um questionário online realizado a todos os municípios do Algarve. O estudo centra-se na visão dos municípios como atores-chave envolvidos no desenvolvimento do mercado de turismo residencial. Resultados: Os resultados são úteis para entender as trajetórias do turismo residencial, apresentando informações úteis para estratégias futuras. Originalidade: Observou-se que os fatores econômicos têm influência direta nos pontos fortes e ameaças, enquanto as fraquezas são mais percebidas como aspectos sociais e ambientais e as oportunidades exigem articulação entre todas as dimensões, econômicas, sociais e ambientais.por
dc.description.abstractProposal: In the last year’s second home tourism has obtained a relevant attention in Portugal, and especially in the Algarve region. It has been identified by the national tourism plan as one of the strategic products. In the Algarve second home market important for the tourism dynamics. Objective: This study focuses on the perception of government agents in the Algarve about second home tourism, in particular the strengths, weaknesses, opportunities and threats that this product creates for regional development. Methodological Design: The study uses a descriptive and exploratory approach with an online survey applied to all municipalities in the Algarve. Results: The results are helpful to understand second home tourism trajectories by presenting useful information to future strategies. Originality: It was observed that economic factors directly influence strengths and threats, the weakness are more related to social and environmental aspects, and the opportunities are linked to all dimensions, economic, social and environmental.por
dc.description.abstractFinalidad tema: En los últimos años el turismo residencial ha obtenido una atención relevante en Portugal y en la región del Algarve. Ha sido identificado por el plan nacional de turismo como uno de los productos estratégicos. En el Algarve su peso es relevante para la dinámica del turismo. Meta: Este estudio se centra en la percepción de los gestores públicos en relación con el turismo residencial en el Algarve, en particular, las fuerzas, debilidades, oportunidades y amenazas que este producto genera para el desarrollo de la región. Metodología y el enfoque: El estudio utiliza un enfoque descriptivo y exploratorio con una encuesta online aplicada a todos los municipios del Algarve. El estudio se centra en la visión de los municipios como actores clave en el desarrollo del turismo residencial. Los resultados son útiles para comprensión de las trayectorias del turismo residencial, infor-mación útil para las estrategias futuras. Originalidad: Se observó que los factores económicos tienen una influencia directa sobre los puntos de fuerzas y amenazas, mientras que las debilidades son más percibidas como los aspectos sociales y ambientales y, al final, en las oportunidades existen vínculos entre todas las dimensiones, económicas, sociales y ambientales.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherANPTURpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectGestores do setor públicopor
dc.subjectImpactos Turísticospor
dc.subjectDesenvolvimento Turísticopor
dc.subjectTurismo Residencialpor
dc.subjectTurismo no Algarvepor
dc.titleTurismo residencial no Algarve: a percepção dos gestores do setor públicopor
dc.title.alternativeSecond home tourism in the Algarve: the perception of public sector managerspor
dc.title.alternativeTurismo residencial en el Algarve: la percepción de los gestores del sector públicopor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage197por
degois.publication.lastPage217por
degois.publication.issue2por
degois.publication.locationSanta Catarinapor
degois.publication.titleRevista Brasileira de Pesquisa em Turismopor
dc.relation.publisherversionhttps://rbtur.org.br/rbtur/article/view/1246por
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.7784/rbtur.v11i2.1246por
dc.identifier.doi10.7784/rbtur.v11i2.1246-
degois.publication.volume11por
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-8497-4798-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Turismo residencial no Algarve.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 5

1,358
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

261
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons