Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/408
Título: Constituição, direito e utopia : do jurídico-constitucional nas utopias políticas
Autor: Cunha, Paulo Jorge Fonseca Ferreira da 
Palavras-chave: Ciências Jurídico-Políticas
Data: 27-Abr-1995
Citação: CUNHA, Paulo Ferreira da- Constituição, direito e utopia : do jurídico-constitucional nas utopias políticas. Coimbra, Fac. de Direito/Coimbra Editora, 1996, 742 p.
Resumo: O objecto da presente dissertação é o jurídico e o político, mais especificamente o constitucional, estudado no corpus das utopias políticas literárias. O método é ecléctico, colhendo, antes de mais, os paradigmas e o instrumentarium conceitual e metodológico do Direito Constitucional e da Ciência Jurídica em geral, com aportações comparatísticas, literárias, politológicas, históricas, filosóficas, mitanalíticas, tópicas, etc. O problema que se visa esclarecer é o das relações recíprocas entre Constituição e Utopia. Trata-se de indagar, em última instância, quais os traços utópicos da Constituição e os traços constitucionais da Utopia, inseridos ambos os paradigmas no seu contexto histórico-espiritual, especialmente nos seus momentos fundadores, ou re-fundadores, no Século das Luzes, mas recuando às raízes e procurando os sentidos. O Direito é permanente testemunha e critério deste diálogo: Se a Constituição contém em si uma dimensão política (em parte, pelo menos, identificável com a utopia), ela é sobretudo uma criação da racionalidade jurídica. Como convivem juridicidade e utopia no seio da Constituição? Tal é uma outra forma de pôr o problema. A actualidade do problema é enfatizada por algumas das novas tópicas legitimadoras, as quais, tendo perdido as raízes, invocam argumentos formalistas e, na verdade, utópicos. Ora, na política, no Direito e na Constituição, a Utopia, mesmo com a sua promessa de paraísos artificiais, é claustrofóbica e infernal; mas o princípio esperança, o utopismo (ou constante e perpétua vontade de Justiça), esse sim, é fecundo e libertador.
Descrição: Tese de doutoramento em Direito (Ciências Jurídico- Políticas) apresentada à Fac. De Direito da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/408
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FDUC- Teses de Doutoramento
UC - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

739
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.