Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/40755
Título: António da Costa Simões e a génese da Química Forense em Portugal.
Autor: Leonardo, António 
Martins, Décio 
Fiolhais, Carlos 
Palavras-chave: Simões, A. A. da Costa, 1819-1903; Química forense; Toxicologia; Instituto de Coimbra; Universidade de Coimbra
Data: 2009
Editora: Sociedade Brasileira de História da Ciência
Citação: LEONARDO, António J. ; MARTINS, Décio Ruivo ; FIOLHAIS, Carlos – António da Costa Simões e a génese da Química Forense em Portugal. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência. São Paulo : Sociedade Brasileira de História da Ciência. ISSN 2176-3275. Vol. 2, n.º 2 (2009), p. 192-205.
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência
Volume: 2
Número: 2
Local de edição ou do evento: São Paulo
Resumo: Nas páginas da revista O Instituto encontram-se numerosos artigos relevantes para a história da ciência em Portugal. Neste periódico publicado pelo Instituto de Coimbra, uma academia científica que, a partir de 1852, reuniu alguns dos maiores vultos académicos portugueses, surgem relatados vários episódios relevantes da evolução científica e tecnológica portuguesa. Pretendemos aqui divulgar um desses casos, que diz respeito à análise química forense ou toxicologia. O trabalho pioneiro de António da Costa Simões estabeleceu, em Coimbra, a ciência forense aplicada na detecção de substâncias tóxicas em suspeitos envenenamentos. Num conjunto de artigos que publicou n’ O Instituto em 1855, este médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra descreveu em pormenor os métodos utilizados em análises de amostras de casos reais, revelando um rigor científico pouco habitual na época. As primeiras análises foram efectuadas no Laboratório Chimico da Faculdade de Filosofia, mas, graças à acção de um outro médico e professor, Macedo Pinto, este tipo de trabalhos passaram a ser realizados num gabinete químico, devidamente equipado, da Faculdade de Medicina. Em 1860 este professor publicou um manual de toxicologia que foi seguido no curso de medicina nas décadas seguintes. Os docentes que realizaram esses trabalhos de análise química sempre mostraram preocupação por se manterem actualizados, aplicando os métodos mais recentes, nomeadamente na detecção de venenos alcalóides que exigiam técnicas mais apuradas.
URI: https://hdl.handle.net/10316/40755
ISSN: 2176-3275
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Física - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Leonardo Costa Simoes.pdf2.86 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

425
Visto em 26/mar/2024

Downloads

122
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.