Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/39044
Título: Estudo dos parâmetros que influenciam a qualidade da granulação de rações
Outros títulos: Study of the parameters that influence the quality of feed granulation
Autor: Santos, João Carlos Faria Rosa dos 
Orientador: Silva, Cristóvão
Palavras-chave: Qualidade; Granulação; Parâmetros; Injeção; Reclamação; Melhoria Contínua; Quality; Granulation; Parameters; Injection; Complaint; Continuous Improvement
Data: 29-Jul-2014
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Num ambiente competitivo e bastante rigoroso, torna-se necessário ouvir os clientes, onde estes nos podem fornecer novas oportunidades de negócio, mas também se podem manifestar num ambiente de desagrado, através do processo de reclamação. Um processo de reclamação moroso e complexo poderá levar à perda de clientes e a um consequente aumento dos custos de uma empresa. Atualmente, empresas como a Racentro procuram orientar-se cada vez mais em prol do cliente. Para isso, a empresa procura aumentar a qualidade dos seus produtos, através da melhoria do processo de injeção de líquidos, otimizando propriedades e parâmetros, com o grande objetivo de obter melhorias na qualidade do produto final. O objetivo desta dissertação passa então pela análise aprofundada de alguns parâmetros num tema muito complexo, que é a granulação, em matéria de rações na indústria agroalimentar. Neste seguimento realizei um estágio na empresa Racentro, onde esta além de ser a maior produtora de rações do país, é a empresa que possui melhor controlo, de valores reais, dos fatores que influenciam a qualidade do produto final. Ficou implícita a importância de ter um processo de reclamação simples de pôr em prática, para evitar a perda de clientes e também a importância do estudo dos parâmetros de granulação, tanto aos olhos do cliente, como aos olhos da empresa.
In a competitive and fairly harsh environment, it becomes necessary to listen the customers, where they can provide us new business opportunities, but also can express a dislike of environment through the complaint process. A process of lengthy and complex complaint may lead to loss of customers and a consequent increase in the costs of a company. Currently, companies like Racentro seek to orient themselves increasingly in favor of the customer. For this, the company seeks to increase the quality of their products, by improving the injection process liquids, properties and optimizing parameters, with the objective of obtaining large improvements in the quality of the final product. The objective of this dissertation then goes through thorough analysis of some parameters in a very complex issue, which is granulation, in terms of rations in the agrifood industry. Following this i performed an internship in the company Racentro, where this addition to being the largest producer of animal feed in the country, is the company that has better control of real values, the factors that influence the quality of the final product. It was implied the importance of having a single complaint process to implement, to avoid the loss of customers and also the importance of the study of granulation parameters, both in the eyes of the customer, as the eyes of the company.
Descrição: Relatório de estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/39044
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

869
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

556
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.