Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/39007
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dc.contributor.advisorViegas, Domingos Xavier Filomeno Carlos-
dc.contributor.advisorRaposo, Jorge Rafael Nogueira-
dc.contributor.authorTeixeira, Joel Ricardo da Silva-
dc.date.accessioned2017-03-28T15:05:04Z-
dc.date.available2017-03-28T15:05:04Z-
dc.date.issued2015-07-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/39007-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractNeste trabalho foi desenvolvido e testado um equipamento que permite avaliar o desempenho de sistemas de proteção térmica, aplicáveis em geral aos veículos de transporte ameaçados pelo avanço de frentes de fogo de um incêndio florestal. Em particular a proteção de veículos utilizados na supressão de incêndios florestais, associada à capacidade de proteger a vida dos ocupantes, é o objetivo principal deste trabalho, tornando a cabine num abrigo coletivo contra incêndios. Novos materiais cerâmicos, mantas e espumas, são usados no sentido de reforçar a capacidade de proteção sem exigir o uso de grande quantidade de água, que podem não estar disponíveis no caso de encurralamento pelo fogo Este sistema é relevante principalmente para os bombeiros, para melhorar a sua segurança, é de grande interesse para os proprietários dos meios de transporte que possam estar a vigiar áreas suscetíveis ao incêndio, para evitar a sua distrição Instituições públicas e privadas que empregam pessoal envolvido nas atividades de gestão de incêndios irão beneficiar das soluções desenvolvidas. A cooperação com um dos maiores fabricantes de veículos de combate em Portugal foi criada para melhor desenvolver e incorporar as soluções propostas e apresentadas. Vários testes foram realizados com um sistema de simulação de impacto de frente de fogo da ADAI com cabines dos veículos de bombeiros. Esses veículos foram colocados em frente desta frente de fogo com sistema de proteção e sem sistema de proteção as condições dentro das cabines foram registadas e avaliadas com o objetivo de perceber as condições que permitem a proteção das tripulações e consequentemente dos veículos. Além disso, a distância mínima entre a frente de fogo e um bombeiro exposto fora da cabine foi estudada tendo em conta o calor libertado pela frente de fogo para um modelo de um bombeiro colocado em diferentes posições.pt
dc.description.abstractIn this work was developed and test a thermal protection system applicable to general transport vehicles endangered by an advancing forest fire. It is aimed in particular to protect vehicles used in forest fire suppression to provide a life guard capacity for its occupants. New materials namely ceramic composites and foams were used to develop enhanced protective capacities without requiring the use of large amounts of water that may not be available in the case of fire entrapment. This system is relevant mainly for fire fighters to improve their safety and is of great interest for owners of transport means that may be travelling in fire prone areas, to avoid their destruction. Public and private agencies employing personnel involved in fire management activities will benefit from the developed solutions. A cooperation with Vehicle manufacturer of Portugal was established to improve to incorporate the proposed solutions. Several tests were performed in a system of simulation of fire front impact of ADAI with cabins of firefighter’s vehicles. Those vehicles were placed in front of the fire fronts with protection and without protection and the conditions inside of the cabins are registered and evaluated with the goal of realise the conditions the allows the protection of the crews. Also the minimum distance between the fire front and a firefighter was studied taking in the account of the heat realised by the fire front to a model of firefighter.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectSistema de proteção coletivopt
dc.subjectIncêndios florestaispt
dc.subjectVeículos de combate aos incêndiospt
dc.subjectSegurança em incêndiospt
dc.subjectBurnoverpt
dc.subjectThermal-protection-systemspt
dc.subjectForest-firespt
dc.subjectFirefighting-vehiclespt
dc.titleSegurança de veículos em incêndios florestaispt
dc.title.alternativeSafety of vehicles in forest firespt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2015-07-21*
dc.identifier.tid201665298pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Mecânicapt
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitLAETA - Associated Laboratory for Energy, Transports and Aeronautics-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6690-035X-
Appears in Collections:I&D ADAI - Dissertações de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
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