Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38985
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dc.contributor.advisorAmaro, Ana Paula Bettencourt Martins-
dc.contributor.advisorPinto, Maria Isabel Moita-
dc.contributor.authorNeves, Luís Fernando Teixeira-
dc.date.accessioned2017-03-28T15:05:01Z-
dc.date.available2017-03-28T15:05:01Z-
dc.date.issued2015-09-22-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/38985-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractNo âmbito da investigação relativa ao desenvolvimento de materiais inovadores na área da engenharia civil, os materiais compósitos têm assumido particular destaque. Neste sentido, foram desenvolvidos estudos da aplicabilidade dos materiais compósitos com vista á substituição do aço tradicionalmente utilizado nas armaduras em construções civis, muito porque estes apresentarem problemas associados à corrosão. Entre outros estes materiais compósitos apresentam, de facto, um excelente potencial enquanto matérias-primas de futuro, graças às suas propriedades mecânicas, reduzidos custos de produção e impactos ambientais. A investigação relativa ao comportamento do material no decorrer da sua vida foi através da imersão de provetes em duas soluções de degradação distintas, nomeadamente o metacaulino e a argamassa. O estudo foi realizado através de ensaios de dureza e ensaios de impacto (charpy) após diferentes períodos de imersão dos provetes. A determinação da dureza do material, isto é, a sua resistência à deformação plástica, foi determinada através da realização do ensaio de Vickers, com recurso a um material com uma resistência à deformação plástica (dureza) superior à do material a analisar. Neste âmbito, o ensaio de Charpy também assume particular importância, na medida em que permite medir a capacidade de absorção de energia pelo provete até à fratura. As soluções mostraram-se agressivas para o compósito vidro/epóxido aumentado a sua degradação, isto é, diminuindo o seu módulo de elasticidade e aumentando a sua dureza.pt
dc.description.abstractThe development of innovative materials in the field of civil engineering, composite materials have assumed particular interest. In this regard, studies were conducted concerning the applicability of composite materials in traditionally steel replacement used in reinforcement in civil engineering, which presents problems associated with corrosion. These composite materials have, in fact, a great potential as raw materials in future due their mechanical properties, reduced production costs and environmental impacts. Research on the behavior of the material during its service life was carried out by immersing samples in two distinct degradation solutions, namely metakaolin mortar and cement mortar. The study was based on a laboratory study with hardness test and also energy teste (Charpy) on samples after different immersing periods. The hardness of the material, it is resistance to plastic deformation was determined by conducting the Vickers test, using a material with a plastic deformation resistance (hardness) higher than the material to be analyzed. The Charpy test have particularly importance, in measure of the capacity of energy absorption by the specimen until the fracture The solutions proved to be aggressive for the composite glass / epoxy as they increase its hardness while decreases its modulus of elasticity.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectCompósitopt
dc.subjectDurezapt
dc.subjectEnsaio de Charpypt
dc.subjectSoluções Cimentíciaspt
dc.subjectVidro/epóxidopt
dc.subjectCompositept
dc.subjectHardnesspt
dc.subjectCharpy testpt
dc.subjectCement solutionspt
dc.subjectGlass/epoxypt
dc.titleEfeito das soluções cimentícias na resposta ao impacto de laminados vidro/epóxidopt
dc.title.alternativeEffect of cementitious solutions on the impact response of glass / epoxy laminatespt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2015-09-22*
dc.identifier.tid201665107pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Mecânicapt
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5237-0773-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
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