Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/38926
Título: Avaliação do desempenho energético e da qualidade ambiental interior de um caso de construção modular em diferentes climas
Autor: Branco, Carlos Paulo Madeira Soares 
Orientador: Silva, Manuel Carlos Gameiro da
Santos, Fernando Jorge Seabra
Palavras-chave: construção modular flutuante; simulação térmica de edifícios; conforto; recursos sustentáveis
Data: 11-Set-2014
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente trabalho tem como objectivo o estudo de uma habitação modular instalada numa plataforma flutuante. O edifício idealizado consiste numa habitação com apenas 3 divisões: um quarto, uma casa de banho e uma sala com kitchenette. Depois de fixadas pelo projectista as características e geometrias da envolvente (opaca e envidraçada) e de seleccionados os sistemas de climatização mais adequados, pretende-se estudar o desempenho do edifício. O desempenho de diferentes soluções é avaliado através da comparação de vários indicadores, nomeadamente o consumo de energia, a potência instalada para os sistemas de climatização e o nível de conforto. Como ferramentas de estudo foram utilizados diferentes aplicações informáticas de simulação, especificamente: - EnergyPlus: utilizado para simulação térmica da construção modular em Portugal (Bragança, Coimbra, Lisboa, Évora e Faro), bem como noutros países da Europa, nomeadamente França, Holanda, Itália e Grécia; - Solterm 5: utilizado para testar várias soluções de painéis solares térmicos; - Photovoltaic Geographical Information System - Interactive Maps: utilizado para testar o desempenho do sistema solar fotovoltaico. Com este trabalho conseguiram-se confirmar várias hipóteses: (1) os benefícios da utilização de energias renováveis; (2) que é possível desenvolver um projecto que garanta simultaneamente bom desempenho energético e elevados níveis de conforto para os utilizadores; (3) e que o sistema de climatização por piso radiante garante níveis excelentes de conforto a todos os utilizadores.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Energia para a Sustentabilidade apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/38926
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Carlos_Branco_1995111511_2014_DM.pdf2.05 MBAdobe PDFVer/Abrir
Carlos_Branco_1995111511_2014_a.pdf1.99 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

763
Visto em 9/abr/2024

Downloads

60
Visto em 9/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.