Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38926
Title: Avaliação do desempenho energético e da qualidade ambiental interior de um caso de construção modular em diferentes climas
Authors: Branco, Carlos Paulo Madeira Soares 
Orientador: Silva, Manuel Carlos Gameiro da
Santos, Fernando Jorge Seabra
Keywords: construção modular flutuante; simulação térmica de edifícios; conforto; recursos sustentáveis
Issue Date: 11-Sep-2014
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente trabalho tem como objectivo o estudo de uma habitação modular instalada numa plataforma flutuante. O edifício idealizado consiste numa habitação com apenas 3 divisões: um quarto, uma casa de banho e uma sala com kitchenette. Depois de fixadas pelo projectista as características e geometrias da envolvente (opaca e envidraçada) e de seleccionados os sistemas de climatização mais adequados, pretende-se estudar o desempenho do edifício. O desempenho de diferentes soluções é avaliado através da comparação de vários indicadores, nomeadamente o consumo de energia, a potência instalada para os sistemas de climatização e o nível de conforto. Como ferramentas de estudo foram utilizados diferentes aplicações informáticas de simulação, especificamente: - EnergyPlus: utilizado para simulação térmica da construção modular em Portugal (Bragança, Coimbra, Lisboa, Évora e Faro), bem como noutros países da Europa, nomeadamente França, Holanda, Itália e Grécia; - Solterm 5: utilizado para testar várias soluções de painéis solares térmicos; - Photovoltaic Geographical Information System - Interactive Maps: utilizado para testar o desempenho do sistema solar fotovoltaico. Com este trabalho conseguiram-se confirmar várias hipóteses: (1) os benefícios da utilização de energias renováveis; (2) que é possível desenvolver um projecto que garanta simultaneamente bom desempenho energético e elevados níveis de conforto para os utilizadores; (3) e que o sistema de climatização por piso radiante garante níveis excelentes de conforto a todos os utilizadores.
Description: Dissertação de Mestrado em Energia para a Sustentabilidade apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/38926
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Carlos_Branco_1995111511_2014_DM.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open
Carlos_Branco_1995111511_2014_a.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

763
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

63
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.