Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38915
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dc.contributor.advisorAmaro, Ana Paula Bettencourt Martins-
dc.contributor.advisorLoureiro, Altino de Jesus Roque-
dc.contributor.authorCosta, José João Meira da-
dc.date.accessioned2017-03-28T14:39:52Z-
dc.date.available2017-03-28T14:39:52Z-
dc.date.issued2014-07-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/38915-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractHoje em dia, devido aos elevados custos energéticos para o transporte de mercadorias e pessoas, é necessário reduzir ao máximo a tara dos equipamentos utilizados, mantendo as propriedades mecânicas por questões de segurança. Para além dos consumos energéticos, também é necessário ter em conta os fatores ambientais. Neste sentido surgem o investimento no estudo de materiais compósitos para obter alternativas equivalentes aos materiais utilizados tradicionalmente. A indústria aeronáutica é um dos exemplos que mais investe no desenvolvimento deste tipo de materiais. Quando os equipamentos estão em movimento, ficam expostos muitas das vezes a condições adversas, alterando as suas propriedades mecânicas e colocando em risco a segurança do equipamento. No caso dos aviões, as chuvas de granizo são um bom exemplo real das condições não ideais que atravessam. O objetivo da dissertação é o estudo das propriedades de laminados de vidro/epóxi, sujeitos previamente a erosão com corindo, para serem analisadas as suas propriedades com ensaio de multi-impactos. Nos testes de erosão altera-se o ângulo de embate, a distância de incidência e a dimensão do corindo. Em todos os casos existe um provete de teste para se compararem os resultados obtidos através de curvas Força – Tempo, Força – Deslocamento e Energia – Tempo. A diminuição da distância, aumento do tamanho de grão do corindo e o aumento do ângulo entre o injetor e a placa diminuem a rigidez de flexão ao impacto dos laminados, bem como, a integridade estrutural dos compósitos.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectCompósitospt
dc.subjectVidro-epoxipt
dc.subjectTeste de Erosãopt
dc.subjectDegradação de Compósitospt
dc.subjectResistência ao Impactopt
dc.subjectGlasspt
dc.subjectepoxy compositespt
dc.subjectErosion Testpt
dc.subjectComposite Degradationpt
dc.subjectImpact Strengthpt
dc.titleO efeito abrasivo da resistência ao impacto de materiais compósitospt
dc.title.alternativeThe abrasive effect of the impact resistance of composite materialspt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2014-07-08*
dc.identifier.tid201663937pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Mecânicapt
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes-
crisitem.advisor.researchunitCEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5237-0773-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9315-3177-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
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