Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/38915
Título: O efeito abrasivo da resistência ao impacto de materiais compósitos
Outros títulos: The abrasive effect of the impact resistance of composite materials
Autor: Costa, José João Meira da 
Orientador: Amaro, Ana Paula Bettencourt Martins
Loureiro, Altino de Jesus Roque
Palavras-chave: Compósitos; Vidro-epoxi; Teste de Erosão; Degradação de Compósitos; Resistência ao Impacto; Glass; epoxy composites; Erosion Test; Composite Degradation; Impact Strength
Data: 8-Jul-2014
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Hoje em dia, devido aos elevados custos energéticos para o transporte de mercadorias e pessoas, é necessário reduzir ao máximo a tara dos equipamentos utilizados, mantendo as propriedades mecânicas por questões de segurança. Para além dos consumos energéticos, também é necessário ter em conta os fatores ambientais. Neste sentido surgem o investimento no estudo de materiais compósitos para obter alternativas equivalentes aos materiais utilizados tradicionalmente. A indústria aeronáutica é um dos exemplos que mais investe no desenvolvimento deste tipo de materiais. Quando os equipamentos estão em movimento, ficam expostos muitas das vezes a condições adversas, alterando as suas propriedades mecânicas e colocando em risco a segurança do equipamento. No caso dos aviões, as chuvas de granizo são um bom exemplo real das condições não ideais que atravessam. O objetivo da dissertação é o estudo das propriedades de laminados de vidro/epóxi, sujeitos previamente a erosão com corindo, para serem analisadas as suas propriedades com ensaio de multi-impactos. Nos testes de erosão altera-se o ângulo de embate, a distância de incidência e a dimensão do corindo. Em todos os casos existe um provete de teste para se compararem os resultados obtidos através de curvas Força – Tempo, Força – Deslocamento e Energia – Tempo. A diminuição da distância, aumento do tamanho de grão do corindo e o aumento do ângulo entre o injetor e a placa diminuem a rigidez de flexão ao impacto dos laminados, bem como, a integridade estrutural dos compósitos.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/38915
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
jose_costa_2009128738_2014_rf.pdf2.37 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

319
Visto em 16/abr/2024

Downloads

62
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.