Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38908
Title: Melhoria de processos no ensino superior – Propostas para o DEM-FCTUC
Other Titles: Improvement of processes in higher education - Proposals for the DEM-FCTUC
Authors: Ribeiro, Andreia Susana Silva 
Orientador: Silva, Cristóvão
Keywords: Lean; Marketing; Ensino Superior; Melhoria; Qualidade; Lean; Marketing; Higher Education; Improve; Quality
Issue Date: 19-Sep-2013
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: As instituições de ensino superior confrontam nos dias de hoje grandes dificuldades devido à mudança da realidade económica e demográfica do país. Estas dificuldades materializam-se em dois principais problemas: 1) redução do financiamento governamental, e 2) redução do número de candidatos ao ensino superior. Partindo de uma extensa revisão bibliográfica sobre os conceitos de Marketing e Lean, esta investigação é realizada através do estudo do caso do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra e pretende 1) avaliar a qualidade do serviço prestado através da comparação entre expectativas e percepções de desempenho que os alunos têm acerca do departamento e dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia e Gestão Industrial, e 2) evidenciar algum caminho a seguir na gestão do departamento utilizando as ferramentas Lean. Os resultados obtidos mostram que:  Os factores que mais influenciam a escolha de uma determinada universidade são: a qualidade do ensino, o prestígio do curso, a reputação académica da universidade, a reputação/prestígio da cidade e a localização geográfica;  A opinião geral dos alunos do DEM em relação à qualidade deste é positiva;  A maioria dos alunos recomenda o DEM a um amigo/colega;  Existem vários factores avaliados negativamente pelos alunos;  O departamento necessita de melhorar a sua capacidade de atrair alunos.
The higher education institutions confront nowadays big challenges due to the change of the economic and demographic reality of Portugal. This difficulties are translated in two main problems: 1) reduction of the governmental financing, and 2) reduction of the candidates to higher education. From an extensive bibliographic review about Marketing and Lean, this investigation is realized through the study case of the Department of Mechanical Engineering of Universidade de Coimbra, and its purpose is 1) evaluate the quality of the service offered, by comparing the expectatives and perceptions of performance, that students have about the department and its courses, and 2) evidence some way to follow in the management of the department using Lean tools. The results show that:  The factors that influence more the choice of the university are: quality of the education, prestige of the course, academic reputation of the university, reputation of the city and geographic localization;  The general opinion of the students about the quality of the department is positive;  The majority of the students would recommend the department to a friend or colleague;  There are some factors that were evaluated negatively by the students;  The department needs to improve its capacity to attract new students
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/38908
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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