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Título: Friction Spot Welding da Liga de Alumínio 6082-T6
Outros títulos: Aluminum Alloy 6082-T6 Friction Spot Welding
Autor: Venâncio, Miguel Manita D´Antas 
Orientador: Loureiro, Altino de Jesus Roque
Palavras-chave: Friction Spot Welding; Soldadura por pontos por Resistência; Liga de Alumínio; Microdureza; Resistência à tração; Friction Spot Welding; Resistance Spot Welding; Aluminum Alloy; Micro Hardness; Lap Shear Stress
Data: 18-Set-2013
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: The main objective of this work consists on the parameters optimization of Friction Spot Welding (FSpW) performed in aluminum alloy 6082 T6, 1mm thick. At the end, a comparison is looked between these optimized results against the ones obtained by Pereira (2012), in resistance spot welding (RSW). The welds of FSpW were done changing the methodology, rotational velocity, plunge depth, weld time and clamping force. After performing the welds, a lap shear stress test was done, where the stress and displacement were measured. After this last test completed, a metallographic analysis was performed in the way of understanding the behave of the specimens during lap shear stress test. The last test performed was micro hardness test. A significantly increase of the stress supported by the samples were achieved with this new methodology. The stress resistances of the welds are directly linked to the geometry and size of the hook formed during the welding. It is need a minimum clamping force to perform a correct weld. This welding process leads to an increase of hardness on heat affected zone, thermo-mechanically affected zone and stir zone.
O objetivo deste trabalho é o estudo e otimização dos parâmetros de Friction Spot Welding (FSpW) na liga de alumínio 6082-T6, 1 mm de espessura. No final procurouse comparar os resultados otimizados com os valores de resistência mecânica alcançados anteriormente por Pereira (2012), em soldadura por resistência por pontos (RSW) no mesmo tipo de liga. Efetuaram-se as soldaduras de FSpW variando o procedimento, a velocidade de rotação, a profundidade de penetração, o tempo de soldadura e a força de fecho introduzida. Após soldaduras efetuadas, os provetes foram testados à tração, onde foi medida a carga suportada e o deslocamento sofrido. Depois de analisados os resultados do ensaio à tração, fez-se a análise metalográfica das amostras, para se compreender o comportamento da soldadura nos testes anteriormente realizados. Para finalizar, analisouse a microdureza das amostras. Com o novo procedimento desenvolvido, conseguiu-se um aumento substancial de carga suportada pelas soldaduras. A resistência à tração das soldaduras está relacionada com a geometria e dimensão do hook (gancho) formado na soldadura. É necessário haver uma força de fecho mínima exercida pelo anel de fecho, no sentido de garantir a soldadura ótima. Este processo de soldadura conduziu ainda ao aumento de dureza na zona afetada termicamente, termo mecanicamente e de mistura.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/38854
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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