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Título: Torres eólicas em CLT - Ligação entre painéis a nível das plataformas e juntas verticais
Autor: Bento, Marcos André Marta 
Orientador: Negrão, João Henrique Jorge de Oliveira
Jorge, Luís Filipe Carvalho
Palavras-chave: Torres eólicas; juntas verticais
Data: 22-Dez-2015
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A construção de torres eólicas em CLT (madeira lamelada colada) afigura-se viável e economicamente competitiva, havendo já um sistema comercializado no mercado europeu. Encontra-se em estudo, no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, um sistema construtivo alternativo ao anterior, que se crê apresentar algumas vantagens comparativas. No presente trabalho, será ensaiada uma aduela hexagonal de CLT, na qual os painéis individuais são solidarizados por dois sistemas de pré-esforço. Um é realizado por tensão perimetral de um conjunto de cabos, destinando-se a ser utilizado em níveis intermédios entre plataformas. O outro, sobre o qual este trabalho incide, consiste na aplicação de pré-esforço por aperto de varões roscados que desempenham simultaneamente o papel de apoios dos painéis que constituem as plataformas se serviço, que constituem ainda diafragmas rígidos, colocados a alturas regulares, com o objetivo de impedir o modo de deformação por distorção da secção hexagonal. Complementarmente, é feito um estudo preliminar das tensões de corte nas juntas verticais interpainéis, com o propósito de determinar se se conseguirá obviar a estas com o pré-esforço perimetral referido ou se haverá necessidade de recorrer a dispositivos físicos (colagem) ou mecânicos (ligadores) adicionais
The building of wind towers made of cross laminated timber seems to be quite viable as well as economically competitive and there's already one marketed system in the European market. Presently, there's a study going on in the Civil Engineering Department, University of Coimbra, where an alternative building system is believed to present some comparative advantages. In this present work, there will be tested an hexagonal CLT dowel, where individual pannels are welded by two pre stressing systems. One is done through perimetral tension of a group of cables in order to be used in intermediate levels between platforms. The other, focus of this project, consists on the pre stressing usage by tightening of screwed rods which support the pannels that assemble the service platforms and the rigid diaphragms put at regular heights, viewing the prevention of a deformation mode caused by distortion of the hexagonal section. At the same time, a preliminar study of shear stress in the vertical interpannels joints is done in order to ensure they don´t happen with the perimetral pre stress mentioned or if, on the other way, there is a need to look for support from physical devices (sticking) or additional mechanic ones (couplers).
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/38698
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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