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Title: Structural behaviour of hibrid lattice-tubular steel wind tower
Authors: Figueiredo, Guilherme Gandolfi 
Orientador: Rebelo, Carlos Alberto da Silva
Keywords: torre eólica híbrida; estrutura treliçada; ligações metálicas aparafusadas pré-esforçadas; hybrid wind tower; lattice structure; pre-stressed bolted steel connections
Issue Date: 16-Sep-2013
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O principal objectivo da presente proposta consiste em desenvolver uma nova solução híbrida em aço para torres de turbinas eólicas de multi - megawatt, utilizando uma estrutura em aço treliçada que servirá de suporte a parte superior da torre de secção tubular. A utilização de torres com secção tubular em aço na parte superior deve-se ao facto de aproveitar o conhecimento já estabelecido e optimizado dessa tecnologia, com diâmetros apropriados para serem transportados em estradas públicas. A parte treliçada da torre introduz a possibilidade de torres mais altas (além de seu custo de produção ser mais baixo) e utiliza um novo tipo de sistema de montagem para a secção tubular, através de um processo de deslizamento, por meio de macacos hidráulicos evitando assim a necessidade da utilização de grandes guindastes. Importantes vantagens deste conceito são: (i) velocidade de construção, evitando o uso de grandes guindastes ou torres de elevação e da sua disponibilidade , (ii) o uso da tecnologia de torres de secção tubular já conhecida dos construtores de torres e perfeitamente estabelecida no mercado , (iii) optimização das fundações e da seção transversal da torre ao longo de toda a sua altura
The main objective of this proposal is to develop a new hybrid steel solution for multimegawatt wind turbine towers, using a steel lattice structure supporting a steel tubular upper part of the tower. The use of a tubular part takes advantage of the well-known and optimized technology of tubular steel towers with diameters suitable to be transported on public roads. The lattice part of the tower introduces the possibility of higher towers (than are economically feasible in tubular construction) and facilitates a new type of erection system for the tubular section by a sliding procedure, using hydraulics jacks, thus avoiding the need for very large cranes. Important advantages of this concept are: (i) speed of construction, avoiding the use of expensive and availability-dependent large cranes or lifting towers, (ii) use of technology already established for tubular towers, (iii) optimization of foundation and tower cross section along height
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/38482
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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