Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/36483
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Maria Cristina Vieira de | - |
dc.contributor.author | Simões, Maria da Graça | - |
dc.contributor.author | García-López, Genaro Luis | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-30T19:05:05Z | - |
dc.date.available | 2017-01-30T19:05:05Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/36483 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo geral identificar o conceito globalização nos planos de Estudos Avançados de Ciência da Informação do Ensino Superior público, em Portugal e em Espanha. São seus objetivos específicos: a) identificar e selecionar linhas concetuais que formalizem este conceito; b) verificar a sua ocorrência nos planos de estudos considerados; c) aferir se, e como, este tema participa na contextualização e na sustentação concetual das disciplinas curriculares dos ciclos de estudo observados. A metodologia sustenta-se num desenho qualitativo e se processa nas seguintes fases: a) pesquisa bibliográfica, realizada em dicionários especializados e em obras de autores/as relevantes no domínio; b) pesquisa documental, realizada com a identificação e a seleção online de cursos e de planos de estudos de mestrado e de doutoramento; c) análise comparativa abrangente, realizada com a descrição, a interpretação e o contraste dos dados recolhidos. Os resultados evidenciam duas ideias-chave: a) a constatação de duas linhas concetuais gerais, nos programas dos planos de estudos dos países considerados, sendo estas: informação, relacionada com ética, direito, literacia e sociedade; sociologia, relacionada com educação, informação e comunicação; b) a inferência de uma relação maioritariamente indireta, no que respeita às linhas concetuais constatadas e à representação do conceito globalização nos conteúdos programáticos dos Cursos de Mestrado e Doutoramento observados. Face ao exposto, recomenda-se que os planos dos Cursos de Estudos Avançados de Ciência da Informação contemplem um número direto e explícito de conteúdos relativos ao tema Globalização, bem como aos conceitos associados, visando a complementar satisfatoriamente os conhecimentos nucleares e permitir ao aluno / investigador contactar com referenciais teóricos apropriados para abordar, crítica e reflexivamente, o contexto do seu objeto de estudo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Faculdade de Letras da Universidade do Porto, CETAC.Media | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Globalização | por |
dc.subject | Ensino superior português | por |
dc.subject | Ensino superior espanhol | por |
dc.subject | Planos de estudos | por |
dc.subject | Estudos avançados | por |
dc.title | O conceito globalização nos planos de estudos avançados de Ciência da Informação em Portugal e em Espanha | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.firstPage | 1494 | por |
degois.publication.lastPage | 1514 | por |
degois.publication.location | Porto | por |
degois.publication.title | VI Encontro Ibérico EDICIC: globalização, ciência, informação: atas | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.youblisher.com/p/749221-I-Congresso-ISKO-Espanha-e-Portugal-XI-Congreso-ISKO-Espana/ | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | article | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-8849-8792 | - |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Informação - Artigos em Livros de Actas I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Art_01_EDICIC_2013.pdf | 366.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
502
checked on Apr 23, 2024
Download(s) 10
2,098
checked on Apr 23, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.