Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/36429
Título: Guia de Avaliação das Capacidades Parentais: Estudo de Validade Ecológica
Autor: Pereira, Dora 
Alarcão, Madalena 
Palavras-chave: Capacidades parentais; Avaliação; Proteção à infância; Validade ecológica
Data: 2015
Editora: Universidade de Brasília
Título da revista, periódico, livro ou evento: Psicologia: Teoria e Pesquisa
Volume: 31
Número: 2
Local de edição ou do evento: Brasília
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar e maximizar a adequação do Guia de Avaliação das Capacidades Parentais (De Rancourt, Paquette, Paquette, & Rainville, 2006) ao sistema de proteção à infância português. Utilizou-se uma metodologia de grupos focais com técnicos psicossociais, magistrados e académicos que trabalham diretamente com a avaliação da parentalidade. As discussões focaram a exequibilidade da aplicação, a utilidade da informação recolhida e dos juízos clínicos efetuados para a elaboração de pareceres técnicos, e as alterações consideradas necessárias. Da análise efetuada com o software QSRNVivo8, concluiu-se que o Guia assenta em conhecimento científico atualizado e possibilita a obtenção de informação suficiente. Foram identificadas e detalhadas alterações metodológicas, estruturais e de conteúdo a introduzir no instrumento.
This aim of this study was to promote and improve the adaptation of the Parental Capacities Evaluation Guide (De Rancourt, Paquette, Paquette, & Rainville, 2006) to the Portuguese child protection system. A focus group methodology was used with professionals who work directly on parenting assessment: Social workers, judges and researchers. The discussions of the focus group concentrated on the Guide ‘feasibility, the usefulness of the information obtained, the clinical judgements made and on the major changes needed. From content analysis with the QSRNVivo8 software, it was concluded that the Guide is based on updated scientific knowledge and that it provides sufficient information for the assessment of parenting capacities. Three major kinds of changes to be made were identified: methodological, structural and content changes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/36429
ISSN: 0102-3772
1806-3446
DOI: 10.1590/0102-37722015021900203212
10.1590/0102-37722015021900203212
Direitos: openAccess
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