Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/36420
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSimões, Francisco-
dc.contributor.authorAlarcão, Madalena-
dc.date.accessioned2017-01-27T14:50:52Z-
dc.date.available2017-01-27T14:50:52Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.issn0214-9877por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/36420-
dc.description.abstractNeste artigo apresenta-se a metodologia TUTAL, uma abordagem promovida por professores tutores junto de alunos do 3º ciclo do ensino básico, com o objectivo de promover o sucesso escolar e de prevenir o abandono. Será descrito o contexto de desenvolvimento da acção, bem como o processo de construção que deu origem à metodologia TUTAL. Far-se-á, depois, uma descrição mais aturada da própria metodologia, partindo da sua conceptualização central para chegar depois à ilustração das modalidades de implementação e das actividades desenvolvidas. Esta descrição será sustentada pela apresentação das visões dos diferentes intervenientes, em particular dos alunos e dos próprios professores tutores, bem como de pequenas narrativas acerca da prática. Na parte final, e em jeito de conclusão, apresentar-se-ão os principais resultados obtidos e far-se-ão, também, algumas considerações acerca de algumas pistas para ulterior desenvolvimento e melhoramento da metodologia TUTAL.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherINFADpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProfessor-tutorpor
dc.subjectAlunopor
dc.subjectTutoriapor
dc.subjectDefinição de limitespor
dc.titleCrescer, entre a escola e a família: o papel do professor-tutor na promoção do percurso formativo de jovens alunospor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage439por
degois.publication.lastPage448por
degois.publication.issue1por
degois.publication.titleInternational Journal of Developmental and Educational Psychologypor
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.volume2por
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-7213-9146-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
Show simple item record

Page view(s) 50

722
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

230
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.