Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/36420
Título: Crescer, entre a escola e a família: o papel do professor-tutor na promoção do percurso formativo de jovens alunos
Autor: Simões, Francisco 
Alarcão, Madalena 
Palavras-chave: Professor-tutor; Aluno; Tutoria; Definição de limites
Data: 2008
Editora: INFAD
Título da revista, periódico, livro ou evento: International Journal of Developmental and Educational Psychology
Volume: 2
Número: 1
Resumo: Neste artigo apresenta-se a metodologia TUTAL, uma abordagem promovida por professores tutores junto de alunos do 3º ciclo do ensino básico, com o objectivo de promover o sucesso escolar e de prevenir o abandono. Será descrito o contexto de desenvolvimento da acção, bem como o processo de construção que deu origem à metodologia TUTAL. Far-se-á, depois, uma descrição mais aturada da própria metodologia, partindo da sua conceptualização central para chegar depois à ilustração das modalidades de implementação e das actividades desenvolvidas. Esta descrição será sustentada pela apresentação das visões dos diferentes intervenientes, em particular dos alunos e dos próprios professores tutores, bem como de pequenas narrativas acerca da prática. Na parte final, e em jeito de conclusão, apresentar-se-ão os principais resultados obtidos e far-se-ão, também, algumas considerações acerca de algumas pistas para ulterior desenvolvimento e melhoramento da metodologia TUTAL.
URI: https://hdl.handle.net/10316/36420
ISSN: 0214-9877
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

722
Visto em 16/abr/2024

Downloads

230
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.