Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/36367
Title: Violência e relações de intimidade no ensino superior em Portugal: representações e práticas
Authors: Mendes, José Manuel 
Duarte, Madalena 
Araújo, Pedro 
Lopes, Rafaela 
Keywords: Violência; Relações de intimidade; Rituais; Ensino superior; Portugal
Issue Date: 2013
Publisher: UFMG
Serial title, monograph or event: Teoria & Sociedade
Volume: 21
Issue: 2
Place of publication or event: Belo Horizonte
Abstract: Este artigo apresenta os principais resultados de um estudo que procurou avaliar as perceções e os comportamentos dos/as estudantes do Ensino Superior em Portugal quanto à violência nas relações de intimidade. Se o tema da violência nas relações de intimidade começa a assumir alguma relevância em Portugal, o estudo mostra que os/as estudantes do Ensino Superior se dissociam dessa perceção e não ativam comportamentos de denúncia ou mesmo de prevenção. Este resultado deve ser compreendido tendo em conta as lógicas e os comportamentos específicos dos/as estudantes do Ensino Superior. A entrada na Universidade e o subsequente percurso académico podem ser definidos como um período de transição durante o qual os/as estudantes são confrontados com o imperativo de uma redefinição identitária baseada na experimentação, na definição dos limites pessoais e grupais. Neste estudo, apoiado na realização de grupos de discussão (focus groups), aborda-se a especificidade do mundo académico através da análise da forma como os/as estudantes lidam com os rituais da praxe académica (trote), das negociações quanto à definição dos papéis de homens e mulheres, dos espaços de convivialidade e das lógicas de sedução.
URI: https://hdl.handle.net/10316/36367
ISSN: 1518-4471
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 5

1,634
checked on Apr 24, 2024

Download(s) 50

987
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.