Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35709
Title: Solução para rastreio de produtos e validação automática de expedição com base em RFID
Authors: Almeida, Pedro Miguel Melo 
Orientador: Arrais, Joel Perdiz
Keywords: EPC; EPCIS; EPCGlobal; Expedição; Indústria; LLRP; RFID
Issue Date: 7-Sep-2015
Serial title, monograph or event: Solução para rastreio de produtos e validação automática de expedição com base em RFID
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Todas as empresas de base tecnológica (e não só) têm por objetivo fornecer soluções que acrescentem valor ao seu cliente final. Seguindo esse objetivo, torna-se fulcral melhorar os processos existentes ou conceber novos processos que se baseiem numa gestão eficaz e eficiente de recursos que posteriormente se traduzirão em aumentos de capital e dos níveis de produção de forma a satisfazer prontamente os seus clientes enquanto desenvolvem a competitividade. Assente nestes aspetos, pretende-se que a solução desenvolvida tenha um impacto profundo e inovador num processo logístico transversal a qualquer empresa, as Expedições. A tecnologia RFID encontra-se em franco desenvolvimento e expansão quer a nível de compatibilidade, num vasto leque de dispositivos (fixos e móveis) quer à sua propagação em várias áreas de atividade e respetivos processos de negócio. Conferindo rapidez, eficiência e fiabilidade nos processos onde opera, esta tecnologia apresenta toda uma panóplia de informação que é essencial para uma tomada de decisão consciente. Apoiado nestas premissas, a solução a desenvolver incorporará esta tecnologia no processo de Expedição com o intuito de, uma forma intuitiva e rápida, validar todas as encomendas que dão saída de um armazém ou unidade de produção (fábrica). Dado o elevado volume de dados que requerem processamento e com vista a garantir a escalabilidade, robustez e posteriores integrações com terceiros, surge a necessidade de normalização. Utilizando dicionários de dados, arquiteturas normativas e protocolos de comunicação padronizados (LLRP) da GS11 (Global Standards 1), pretende-se munir a solução com uma infraestrutura que é partilhada por inúmeros sistemas a nível global. A Creativesystems é uma empresa pioneira na implementação da tecnologia RFID, cria e implementa soluções avançadas de identificação e rastreabilidade automática, com especial ênfase nos sectores do retalho, logística e indústria, onde detém um elevado know-how e experiência. O desenvolvimento desta solução irá procurar munir a Creativesystems com um software capaz de ser aplicado a outros módulos e trazer ganhos na gestão de produtos durante um qualquer processo de Expedição.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/35709
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 50

554
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

560
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.