Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35707
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dc.contributor.advisorPaiva, Rui Pedro Pinto de Carvalho e-
dc.contributor.authorOliveira, Vasco Zorrinho de-
dc.date.accessioned2017-01-13T16:07:04Z-
dc.date.available2017-01-13T16:07:04Z-
dc.date.issued2014-07-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/35707-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractAs infraestruturas rodoviárias são uma via de comunicação muito importante para a sociedade atual sendo o meio mais usado para transporte de pessoas e mercadorias. Dada a sua importância e fundamental que as redes rodoviárias sejam bem conservadas, por questões de conforto e segurança para os seus utilizadores e por questões económicas para as entidades gestoras. Para manter os pavimentos destas infraestruturas rodoviárias em boas condições, é necessário começar por identificar quais as secções destes pavimentos que apresentam problemas, para assim serem feitas as intervenções necessárias. Este processo, no entanto, não se apresenta muito eficaz. As soluções disponíveis à data da realização deste projeto são pouco eficientes ao nível do tempo e mão-de-obra ou excessivamente dispendiosas. Em todos os casos é feita uma recolha de dados sobre o estado dos pavimentos que são posteriormente inseridos num Sistema de Gestão de Pavimentos (SGP). Estes sistemas têm como função fazer uma análise do estado geral dos pavimentos e fazer uma previsão das intervenções a realizar de forma a maximizar o nível médio do estado dos pavimentos minimizando os seus custos. Pretende-se com este projeto desenvolver uma solução que facilite e agilize o processo de recolha de dados sobre a qualidade dos pavimentos rodoviários, que seja eficiente, de baixo custo e que recorra as novas tecnologias. Esta aplicação recorre a um equipamento tablet equipado com GPS onde e possível indicar, para cada secção de pavimento, quais as suas falhas e respetivas extensões. Os dados recolhidos são depois exportados para sistemas de gestão de pavimentos, fora do âmbito deste estágio, que irão ajudar o decisor a determinar as intervenções necessárias. Foi então desenvolvida uma aplicação capaz de realizar estes objetivos. As entidades gestoras de infraestruturas rodoviárias tem assim uma nova alternativa para fazer a identificação e classificação das características do pavimento das v arias secções que compõem a rede rodoviária, alimentando o processo de tomada de decisão para as intervenções a efetuar.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.titleSolução mobile georreferenciadapt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleSolução mobile georreferenciadapor
dc.date.embargo2014-07-17*
dc.identifier.tid201538296pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informáticapt
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3215-3960-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado
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