Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35678
Title: Projeto EcoMobile: desenvolvimento de uma infraestrutura para processamento de dados em larga escala em ambientes “cloud"
Authors: Miranda, David Baptista 
Orientador: Cabral, Bruno Miguel Brás
Granjal, António Jorge da Costa
Keywords: business intelligence; cloud computing; aplicações web; engenharia de software
Issue Date: 7-Jul-2014
Serial title, monograph or event: Projeto EcoMobile: desenvolvimento de uma infraestrutura para processamento de dados em larga escala em ambientes “cloud
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Devido à actual conjuntura económica e ao aumento do preço dos combustíveis, da sinistralidade rodoviária e dos custos inerentes à manutenção dos veículos, os condutores e organizações têm sentido cada vez mais a necessidade de verem reduzidos os custos com os seus veículos. Assim, com o objectivo de ajudar os condutores a tornarem a sua condução mais económica e segura, surgiu o projecto EcoMobile que pretende, através da análise de informação sensorial digital proveniente dos smartphones, desenvolver soluções que avaliem a economia e segurança dos condutores e os auxiliem na tomada de decisão. Pretende-se no âmbito deste estágio, desenvolver uma arquitectura de software altamente escalável, que possua a capacidade de processar dados sensoriais provenientes dos smartphones, com a finalidade de criar soluções de business intelligence para suporte à decisão dos condutores e organizações. Estas soluções permitirão aos condutores compararem a evolução da sua condução ao longo dos seus trajectos mais frequentes, obter a recomendação dos melhores trajectos para uma determinada rota e realizar a comparação de trajectos e diversos indicadores-chave que medem a economia e segurança da sua condução. Permitirá também aos gestores de frotas criar um conjunto de análises, dashboards e relatórios personalizados, que espelham o estado actual da organização e a evolução da condução dos seus condutores. No final, as soluções desenvolvidas serão disponibilizadas como um serviço na cloud que, através de uma aplicação web, permitirá visualizar e manipular todo um conjunto de informação, que ajudará a desenvolver um estilo de condução mais económico e seguro e a tomar as melhores decisões operacionais e estratégicas.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/35678
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s)

160
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

115
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.