Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35423
Title: Dispositivos de aquisição de dados para fins artísticos ou lúdicos
Authors: Mota, Gui António Pires 
Orientador: Machado, Fernando Jorge Penousal Martins
Keywords: Analógico; Digital; Arte cinética; Efemeridade; Escultura; Experimentação; Ferrofluido; Sinestesia
Issue Date: 9-Oct-2014
Serial title, monograph or event: Dispositivos de aquisição de dados para fins artísticos ou lúdicos
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Presentemente, tem-se vindo a assistir a uma tendência de aceleração em termos da evolução tecnológica, potencializada por uma série de avanços científicos alcançados numa cadência sem precedentes, simultaneamente aliados ao alargamento da disponibilidade e acessibilidade dessas mesmas tecnologias a um público cada vez mais amplo. É oportuno aliarmo-nos a esse fenómeno como forma de investigação e desenvolvimento de novas abordagens pouco exploradas no contexto do Design e Multimédia, rentabilizando os meios tecnológicos que encontramos ao nosso dispor no sentido de criar inúmeras aplicações no mundo artístico. A presente dissertação serve como meio de investigação, desenvolvimento e avaliação de dispositivos de aquisição de dados para fins artísticos e/ou lúdicos. Resumidamente, pretende-se utilizar os meios tecnológicos como dispositivos de aquisição de dados num contexto lúdico-artístico, obtendo-se assim novos meios de visualização e percepção desses mesmos dados. Por este motivo, considerou-se pertinente a realização de uma pesquisa a trabalhos análogos de forma a ter conhecimento sobre o panorama atual no tema, considerada também como uma fonte de inspiração. De forma a concretizar a proposta que serve de base a este trabalho, foram desenvolvidos dois projetos distintos que servem como prova de conceito, sendo apresentados e descritos em detalhe nesta dissertação. Em ambos os projetos existe uma abordagem aos métodos de conversão (analógico -> digital -> analógico) . O primeiro projeto, denominado “Árvore Sensorial concretiza a transposição dos movimentos orgânicos de uma árvore para um artefacto de arte computacional, através da criação de uma instalação artística integrada no próprio meio que representa metaforicamente os sentidos, sentimentos e sensações deste elemento natural exposto aos fatores climatéricos que a rodeiam. Uma analogia que progride dos movimentos naturais e orgânicos para o mundo digital, representando graficamente a vida deste elemento para algo visualizável em tempo-real. O segundo projeto, denominado “Ferroneous Synesthetic Sound consiste na junção de ferrofluido com o som. Uma escultura cinética que possibilita a observação de estruturas sugeridas pelas diferentes frequências do som. Num ambiente sinestésico o som é representado visualmente através das partículas do ferrofluido. Na presença de som esta escultura líquida adquire diversas formas, mas na ausência deste não passa de um líquido comum aprofundando o campo da efemeridade.
The area of Technology is currently undergoing a rapid evolution and expansion in our society. It is an opportunity for us to ally ourselves to this phenomenon as a means of investigating and developing new approaches that have seldom been explored in the area of Design and Multimedia. The technological tools at our disposal can now be used and inserted into the world of arts. This dissertation can be construed as a means of investigating, developing and evaluating certain data acquisition devices for artistic or ludic ends. In short, it consists in relating technological tools, such as the aforementioned, and transposing their meaning into an artistic one, therefore bringing forth a new perception and view of this data. It has become of the essence to research analog works as a means of having a wider knowledge of the actual panorama that encompasses this theme, as well as to give rise to a new type of inspiration. This dissertation follows a set of objectives and methods in order to obtain the best and most consistent results. Due to the experimental nature of this study, a methodology revolving around maximum benefit of time usage and good practices is key. In order to materialize the ideals defended throughout this dissertation, two distinct projects were developed as a means of proving the concept behind the theory. In both of these there is an approach to methods of conversion (analog -> digital -> analog). “The Sensory Tree is the name given to a project that consists in the transposition of the organic movements of a tree into an artifact of computational art. The creation of an artistic installation integrated in its environment, metaphorically representing the senses, feelings and sensations of this natural element exposed to the climacteric factors that surround it. An analogy that progresses from natural and organic movements to a digital and technological world, giving us the ability to graphically represent and see the life of this element in “real-time . Ferroneous Synesthetic Sound consists in the junction of Ferro fluid with sound. A kinetic sculpture that gives us the opportunity to observe structures formed by different frequencies in sound. In a synesthetic environment, sound is visually represented by the particles of Ferro fluid. In the presence of sound this liquid sculpture acquires diverse shapes, yet in its absence, it becomes nothing more than a common liquid.
Description: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/35423
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

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