Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35281
Title: Utilização da interface multimédia do computador no ensino da geologia
Authors: Quinta-Ferreira, Mário 
Issue Date: 1991
Publisher: Museu e Laboratório Mineralógico e Geológico da Universidade de Coimbra
Citation: Quinta-Ferreira, M.. 1991. "Utilização da interface multimédia do computador no ensino da geologia", Memórias e Notícias, Publicação do Museu e Laboratório Mineralógico e Geológico da Universidade de Coimbra, 112: 363 - 372.
Serial title, monograph or event: Memórias e Notícias
Volume: 112
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: RESUMO - Os sistemas de microinformática estão a evoluir muito rapidamente no sentido de maiores potencialidade com utilização mais fácil e «amigável». Tirando proveito das capacidades de apresentação gráfica, ligação dinâmica entre imagens (cartões), texto e som do programa HyperCard, e utilizando a linguagem de programação HyperTalk desenvolvemos uma pilha (ficheiro) para os computadores Macintosh em que procuramos apresentar alguns aspetos das potencialidades dos computadores no ensino da geologia. A pilha aborda a estrutura da Terra e foi construída de modo a permitir a sua exploração intuitiva, podendo o utilizador a cada instante movimentar-se com grande liberdade dentro dos assuntos tratados. A exploração da pilha é facilmente acessível a qualquer utilizador, com ou sem formação específica em geologia ou informática, não requerendo sequer conhecimentos do sistema operativo do computador. E suficiente utilizar o «rato» abrindo a pilha com dois «clics». Uma vez dentro da pilha basta «clicar» nos ícones, botões ou no próprio cartão para progredir na exploração do seu conteúdo de uma forma lógica. A informação e apresentada com diferentes níveis de aprofundamento, permitindo uma visualização imediata do assunto com o auxílio de uma figura de base. 0 desenvolvimento do assunto e feito recorrendo a diversas técnicas que vão desde o texto e som ligado a imagem, a outros cartões ligados a uma palavra ou figura, até às pequenas sequencias de animação pelo computador. A utilização das capacidades multimédia do computador para o ensino e aprendizagem da geologia será mais um meio didático e motivador, não dispensando nem substituindo o professor ou os livros específicos. ABSTRACT - Use of computer multimedia interface to teach geology. The fast evolution of micro-computer systems points towards greater potentialities, with an easier, versatile and friendly use. Profiting the capabilities of graphic presentation, dynamic links between images (cards) text and sound of the program HyperCard, and programming with HyperTalk we developed a stack (file) for Macintosh computers presenting some aspects of the potentialities of the computer to teach geology. The stack deals with the Earth structure and was built to be explored intuitively, allowing the user to move whenever with great freedom inside the treated subjects. To explore the stack it is not necessary to have background in geology or informatics or even to know the operating system of the computer. It is sufficient to click the mouse twice to open the stack, and once inside the stack to click the icons, buttons, or the card itself to progress the exploration in a logic way. A picture allows an immediate visualization of the main subject while detailed information is frequently presented in deeper levels. The development of the subject is done using several techniques going from text and sound attached to a picture, other cards linked to a word or picture and small animation sequences. The use of computer multimedia interface to teach and learn geology is a didactic and motivating procedure that cant substitute the teacher or specific books.
URI: https://hdl.handle.net/10316/35281
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Terra - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
1991 InterfaceMultimedia.pdf218.17 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

355
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

73
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.