Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33335
Title: Avaliação externa de escolas: pontos fortes e áreas de melhoria nas escolas da Zona Centro de Portugal Continental
Authors: Candeias, Paulo Jorge Pereira Sobral 
Orientador: Bidarra, Maria da Graça
Barreira, Carlos Manuel Folgado
Keywords: Avaliação Externa das Escolas; Pontos fortes; Áreas de melhoria; Domínios da avaliação externa; Campos de análise; Auto-avaliação
Issue Date: 2016
Serial title, monograph or event: Avaliação externa de escolas: pontos fortes e áreas de melhoria nas escolas da Zona Centro de Portugal Continental
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Partindo da revisão bibliográfica no domínio das perspectivas organizacionais, eficácia e avaliação de escolas, aproximando-se o final do segundo ciclo avaliativo da Avaliação Externa das escolas, existem dados representativos suficientes para se identificar as principais tendências relativamente ao desempenho das escolas e a sua evolução. Com este estudo pretende-se identificar os pontos fortes e áreas de melhoria em cada ciclo avaliativo e a sua evolução, depois de decorridos dois ciclos avaliativos da AEE, através da verificação de aumentos ou diminuições nos números de pontos fortes e áreas de melhoria. É também um objectivo a verificação do impacto da AEE nos processos de melhoria das escolas, uma vez que esta tem uma clara função formativa. Este estudo de natureza documental consistiu na análise de 198 relatórios de avaliação externa, correspondentes a 99 escolas da zona centro de Portugal continental, referentes aos dois ciclos avaliativos. A análise consistiu na identificação do número de pontos fortes e áreas de melhoria registados em cada escola e em cada ciclo, seguindo-se uma categorização de cada ponto forte e área de melhoria relativamente ao domínio e campo de análise em que se enquadram. Procedeu-se também a uma análise do número de pontos fortes e áreas de melhoria que se mantiveram identificados nos relatórios de cada ciclo avaliativo, permitindo verificar o número de pontos fortes e áreas de melhoria que permaneceram em cada escola durante os dois ciclos avaliativos. Procedeu-se ainda à análise do número de referências, nos relatórios, aos processos de auto-avaliação das escolas como pontos fortes ou áreas de melhoria, possibilitando um estudo das tendências apresentadas relativamente ao desenvolvimento dos processos de auto-avaliação. Se os dados apontam genericamente para uma melhoria das escolas em função do balanço de pontos fortes e pontos fracos/áreas de melhoria nos dois ciclos avaliativos, a análise efetuada de acordo com os campos de análise e domínios em que se inserem sugere também alguma inconsistência nas avaliações e sobretudo a falta de continuidade num processo que a deveria assegurar: a avaliação externa de escolas.
Based on the literature review in the field of organizational perspectives, effectiveness and evaluation of schools, approaching the end of the second evaluation cycle of the external evaluation of schools, there is sufficient representative data to identify the main trends in the performance of schools and their evolution. This study aims to identify strength points and areas for improvement in each evaluation cycle and its evolution occurring after two evaluative cycles of EAS, by checking increases or decreases in the numbers of strength points and areas for improvement. It is also an objective to verify EAS impact on the improvement processes of schools, since there is in it a clear formative function. This study of documentary nature consists in the analysis of 198 external evaluation reports, representing 99 schools of continental Portugal central area, which is related to the two evaluative cycles. The analysis was based on the identification of the number of strength points and improvement areas recorded in each school and in each cycle, followed by a categorization of each strength point and area of improvement relative to the domain and analysis field to which they belong. The procedure consisted also in the analysis of the number of strength points and areas of improvement that remained identified in the reports of each evaluation cycle, allowing the verification of the number of strength points and areas of improvement that remained in each school during the two evaluative cycles. This study included also the analysis of the number of references in the reports, to self-evaluation of schools processes as strength points or areas for improvement, allowing a study of the trends presented on the development of self-assessment. If the data generally leads to an improvement of schools in the balance of strength points and weaknesses / areas of improvement in both evaluative cycles, the analysis conducted in accordance with the domains and fields of analysis suggests also some inconsistency in the evaluation and especially the lack of continuity in a process that should ensure it: the external evaluation of schools.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional
URI: https://hdl.handle.net/10316/33335
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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