Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33015
Title: O impacto das redes sociais na rendibilidade e crescimento das PMEs : estudo aplicado ao Facebook
Authors: Neves, Bárbara Patrícia Antunes 
Orientador: Gama, Paulo
Keywords: Redes sociais; PME; Facebook; Perspetiva financeira; Perspetiva económica; Perspetiva comercial; Perspetiva social
Issue Date: 23-Sep-2016
Publisher: FEUC
Serial title, monograph or event: O impacto das redes sociais na rendibilidade e crescimento das PMEs : estudo aplicado ao Facebook
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A utilização do meio digital veio permitir às organizações um decréscimo nos gastos, o que aliado a diversos outros fatores é tido como um estímulo, no caso particular das PMEs. Estas empresas procuram cada vez mais, melhores formas de subsistir perante ambientes competitivos. O mundo digital veio criar pontes entre organização e consumidor, dando primazia à confiança entre ambos e permitindo às empresas uma comunicação em massa mas com uma perceção de comunicação singularizada. Esta ferramenta é detentora, igualmente, de uma crescente relevância no que respeita o acesso à obtenção de informação, ajudando na criação de uma vantagem competitiva. Uma empresa com maior leque de informação possui maior facilidade na resposta às constantes alterações do meio envolvente, bem como a potencialização de previsão no processo de tomada de decisão. A presente dissertação analisa a utilização das redes sociais, traduzida em número de publicações feitas pela empresa e número de likes angariados com essas mesmas publicações, e o reflexo que essa utilização representa nas diversas perspetivas da empresa (i.e. social, comercial, económica e financeira). É desenvolvida uma análise em painel onde constam as 100 PMEs Líder portuguesas que compõe o ranking de PME Líder anual, construído pelo Diário Económico anualmente, observadas entre o período de 2010 a 2014, por forma a testar os efeitos do número de posts e likes no ROA, ROE, Crescimento das Vendas e Crescimento da Empregabilidade das mesmas. Os resultados, verificam na sua maioria, a inexistência de uma relação entre as redes sociais e os indicadores das organizações. É de destacar a existência de resultados significativos no que respeita o indicador do crescimento do número de empregados. É igualmente de destacar a relação significativa que se mantêm após a introdução das variáveis de controlo do efeito indústria e ano em algumas das variáveis. A dificuldade no alcance de resultados, é sempre condicionada pela amostra em estudo, no entanto o presente estudo verificou que a relação que almejava alcançar não era uma relação robusta, não apresentando consistência temporal, nem entre indústrias. A consciencialização do papel das redes sociais já faz parte do quotidiano de muitas entidades, no entanto a curiosidade no que respeita o seu real valor é ainda recente, tanto é que na literatura ainda se encontram poucos estudos no que respeita a quantificação dessa ferramenta nas diversas perspetivas da entidade.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Miguel Marques Gama Gonçalves.
URI: https://hdl.handle.net/10316/33015
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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