Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32926
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBandeirinha, José António-
dc.contributor.authorLima, José Pedro Figueiredo Santos Vieira-
dc.date.accessioned2016-11-16T15:24:09Z-
dc.date.available2016-11-16T15:24:09Z-
dc.date.issued2016-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/32926-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objectivo a análise crítica da evolução dos espaços de saber, desde que existe memória da linguagem, e da necessidade do homem gravar o pensamento, até à contemporaneidade. Propõe-se, pela análise crítica de exemplos, compreender a biblioteca de forma contextualizada e a sua relação com a sociedade, tecnologia, existentes na época. Procurou-se centrar a investigação sempre nas premissas do espaço, suporte, e actividades para o saber. Em primeiro lugar, dar-se-á importância a momentos em que a biblioteca representou uma mudança ou resultou na expressão de um motivo social, político ou científico na História. Num segundo momento, procurar-se-á apontar pela análise de exemplos, distintas possibilidades e significados que o espaço de biblioteca tem na sociedade contemporânea. Com estes dois momentos procura-se interpretar o papel do espaço de biblioteca, dos suportes e das actividades para o conhecimento na aquisição do saber contemporâneo. De modo a clarificar estas relações entre biblioteca, tempo e sociedade, a análise de casos de estudo reforça uma ideia de continuidade da arquitectura, e questiona o espaço e o significado da biblioteca contemporânea.por
dc.description.abstractThis essay aims to critically analyze the evolution of the spaces for knowledge, since there was memory of language, and the man’s need to imprint his thought, from early times to contemporaneity. It is therefore proposed, by the critical analysis of examples, to perceive the library in a contextualized way, and it’s relations with society, and existing technology. The research underwent through the assumptions of space, supports, and knowledge activities. In the first place, it will be emphasized moments in History where the library represented a shift or was itself the expression of a social, political or cientifical motif. Equally important, it will be pinpointed through contemporary examples the distinct possibilities and meanings that library spaces have in nowadays society. With these two moments, the role of the library spaces, supports, and activities for the current knowledge acquisition will be thoroughly clarified. Moreover, in order to portray the relation between library, time and society, the reasoning of examples enhances an idea of persistency in architecture, at the same time questioning meanings and space in contemporary library.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBibliotecaspor
dc.titleEspaços de saber : a biblioteca e o seu processo evolutivopor
dc.typemasterThesispor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8823-292X-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_Lima.pdf5.65 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

577
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

683
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.