Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32740
Title: Satisfação profissional e bem-estar docente: um estudo com professores do ensino superior público do Lubango (Angola)
Authors: Sousa, Maria Filomena Caldeira de 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Keywords: Ensino Superior; Satisfação profissional; Bem-estar dos professores; Lubango; Angola; Bem-estar subjectivo, professor
Issue Date: 2016
Serial title, monograph or event: Satisfação profissional e bem-estar docente: um estudo com professores do ensino superior público do Lubango (Angola)
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Após uma abordagem sobre o ensino superior em Angola onde se faz referência aos principais momentos pelos quais passou o ensino superior neste país (Capítulo I) e da revisão bibliográfica sobre a satisfação profissional (Capítulo II) e o bem-estar dos professores (Capítulo III), que constitui a fundamentação teórica do trabalho, realizamos um estudo junto dos professores universitários angolanos das IES públicas da cidade do Lubango, tendo como objetivos: avaliar a satisfação profissional, avaliar o nível de bemestar subjetivo, analisar a relação entre satisfação profissional e bem-estar subjetivo e analisar a satisfação profissional e o bem-estar subjetivo em função das caraterísticas sociodemográficas, o que constitui a investigação empírica do trabalho. Para o efeito utilizamos uma abordagem metodológica quantitativa tendo administrado vários questionários, designadamente, o Questionário de Satisfação Profissional (S20/23; Meliá & Peiró, 1989), a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS; Diener, Larsen & Griffins, 1985), a Escala de Afetividade Positiva e Negativa (PANAS; Watson, Clark & Tellenger, 1988), a Escala de Auto-Estima (RSES; Rosenberg, 1965) e a Escala de Avaliação da Personalidade (BFI; John, Donahue & Kentle, 1991). Foram inquiridos 92 dos 203 docentes angolanos das faculdades da Universidade Mandume Ya Ndemufayo (UMN) a saber: a Faculdade de Direito da UMN (FDUMN), a Faculdade de Economia da UMN (FEUMN) e a Faculdade de Medicina da UMN (FMUMN) e do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED/Huíla). Para o tratamento da informação recolhida, foi utilizado o programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 22. Os resultados mostraram que os professores, em geral, estão satisfeitos profissionalmente, sendo essa satisfação manifestada, predominantemente, na satisfação com o trabalho em si e nas condições de trabalho, no entanto, manifestaram-se insatisfeitos com o salário e com as oportunidades oferecidas pelas instituições, de formação e de progressão na carreira; verificamos, também, que os docentes mostraramse algo insatisfeitos com os benefícios que recebem da instituição, no entanto, mostraram algum grau de satisfação relativamente às relações hierárquicas, à participação e ao grau em que a instituição cumpre com a legislação laboral. Relativamente ao bem-estar, os professores mostraram valores de satisfação com a vida um pouco abaixo do valor intermédio da escala, a auto-estima na média, a afetividade positiva acima da média e a afetividade negativa abaixo da média; os resultados mostraram, ainda, que existe uma relação positiva entre a satisfação profissional e o bem-estar dos professores e que as variáveis psicológicas são melhores preditores da satisfação profissional e do bem-estar dos docentes da amostra do que as variáveis sociodemográficas.
After a discussion of higher education in Angola where reference is made to the key moments that higher education in this country went through (Chapter I) and the review of literature on job satisfaction (Chapter II) and the well-being of teachers (Chapter III), it is set the theoretical basis of the present research, carried out in a sample of angolan university professors of public higher education institutions of the city of Lubango. The main purposes of the present study were: to evaluate job satisfaction, assess the level of subjective well-being, to examine the relationship between job satisfaction and subjective well-being, and to analyze job satisfaction and subjective well-being according to a number of sociodemographic characteristics. For this purpose, we used a quantitative approach administering several questionnaires, namely the Work Satisfaction Questionnaire (S20/23; Meliá & Peiró, 1989), the Satisfaction with Life Scale (SWLS; Diener, Larsen & Griffins, 1985), the Positive and Negative Affect Scale (PANAS, Watson, Clark & Tellenger, 1988), the Rosenberg’s Self-Esteem Scale (RSES; Rosenberg, 1965) and the Big Five Inventory (BFI; John, Donahue & Kentle 1991). Were surveyed 92 of 203 angolan teachers of the faculties of the University Mandume Ya Ndemufayo (UMN) namely the Faculty of Law of the UMN (FDUMN), the Faculty of Economics of the UMN (FEUMN) and the Faculty of Medicine of the UMN (FMUMN ) and the Higher Institute of Huila Education Sciences (ISCED/Huíla). For data analysis was used the SPSS (Statistical Package for Social Sciences) version 22. The results showed that teachers generally are satisfied with their job, and this manifested satisfaction was predominantly in satisfaction with the work itself and the working conditions, however, expressed themselves dissatisfied with the salary and the opportunities offered by institutions, training and career progression; results also show that teachers have proved somewhat satisfied with the benefits they receive from the institution, however, they showed some degree of satisfaction with hierarchical relationships, participation and the extent to which the institution complies with the labor laws. Relative to teachers well-being, results showed a slightly lower values then the intermediate point on the scale of satisfaction with self-esteem on average, above average on positive affect and below average on negative affect; results also showed that there is a positive relationship between job satisfaction and well-being of teachers and the psychological variables predict better both job satisfaction and well-being then the demographic variables on the studied sample teachers in Lubango.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/32740
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação - Maria Filomena Sousa - 2016.pdf141.14 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

957
checked on Apr 24, 2024

Download(s) 20

1,343
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.