Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32702
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dc.contributor.authorSouza, Mériti de-
dc.date.accessioned2016-11-07T15:23:55Z-
dc.date.available2016-11-07T15:23:55Z-
dc.date.issued2006-02-
dc.identifier.issn2182-7966-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/32702-
dc.description.abstractAs concepções do homem como sujeito cognoscente e como indivíduo, construídas pela modernidade, desaguam na produção da identidade individualizada, da razão cartesiana e da subjetividade sobreposta à consciência. Nessa perspectiva, conhecer e agir sobre o real são vistos como associados ao trabalho exclusivo da consciência e a escolarização aparece como proposta para a formação do sujeito crítico. A intervenção realizada com a população escolar serve de base à problematização ancorada em referenciais psicossociais e psicanalíticos. A análise incide sobre o excluído nas concepções do sujeito moderno e cognoscente e nas possibilidades da prática social produzir efeitos de subjetivação.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Sociaispor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleEfeitos de subjetivação, práticas sociais e emancipação social: reflexões a partir de práticas psicológicas em contextos escolarizadospor
dc.typeworkingPaperpor
degois.publication.firstPage1por
degois.publication.lastPage30por
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleOficina do CESpor
dc.relation.publisherversionhttp://www.ces.uc.pt/publicacoes/oficina/index.php?id=2699por
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.volume245por
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypeworkingPaper-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:I&D CES - Oficina do CES
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