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https://hdl.handle.net/10316/32702
Título: | Efeitos de subjetivação, práticas sociais e emancipação social: reflexões a partir de práticas psicológicas em contextos escolarizados | Autor: | Souza, Mériti de | Data: | Fev-2006 | Editora: | Centro de Estudos Sociais | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Oficina do CES | Volume: | 245 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | As concepções do homem como sujeito cognoscente e como indivíduo, construídas pela modernidade, desaguam na produção da identidade individualizada, da razão cartesiana e da subjetividade sobreposta à consciência. Nessa perspectiva, conhecer e agir sobre o real são vistos como associados ao trabalho exclusivo da consciência e a escolarização aparece como proposta para a formação do sujeito crítico. A intervenção realizada com a população escolar serve de base à problematização ancorada em referenciais psicossociais e psicanalíticos. A análise incide sobre o excluído nas concepções do sujeito moderno e cognoscente e nas possibilidades da prática social produzir efeitos de subjetivação. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/32702 | ISSN: | 2182-7966 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Oficina do CES |
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