Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/32702
Título: Efeitos de subjetivação, práticas sociais e emancipação social: reflexões a partir de práticas psicológicas em contextos escolarizados
Autor: Souza, Mériti de 
Data: Fev-2006
Editora: Centro de Estudos Sociais
Título da revista, periódico, livro ou evento: Oficina do CES
Volume: 245
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: As concepções do homem como sujeito cognoscente e como indivíduo, construídas pela modernidade, desaguam na produção da identidade individualizada, da razão cartesiana e da subjetividade sobreposta à consciência. Nessa perspectiva, conhecer e agir sobre o real são vistos como associados ao trabalho exclusivo da consciência e a escolarização aparece como proposta para a formação do sujeito crítico. A intervenção realizada com a população escolar serve de base à problematização ancorada em referenciais psicossociais e psicanalíticos. A análise incide sobre o excluído nas concepções do sujeito moderno e cognoscente e nas possibilidades da prática social produzir efeitos de subjetivação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32702
ISSN: 2182-7966
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Oficina do CES

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