Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32542
Title: Ensino de empreendedorismo : comparação entre aprendizagem formal e informal
Authors: Almeida, Alexandra Sofia Pereira de 
Orientador: Preto, Miguel Simões Torres
Lourenço, Susana
Keywords: Ensino de empreendedorismo; Empreendedorismo; Ensino formal; Ensino informal
Issue Date: 15-Sep-2016
Publisher: FEUC
Citation: Almeida, Alexandra Sofia Pereira de - Ensino de empreendedorismo : comparação entre aprendizagem formal e informal, Coimbra, 2016.
Abstract: Este relatório foi redigido no decorrer do estágio para a obtenção do grau de Mestre em Gestão, desenvolvendo-se no período entre 1 de fevereiro e 4 de julho de 2016, no Departamento de Valorização do Conhecimento e Inovação (VCI) do Instituto Pedro Nunes (IPN) - Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia. O ensino de empreendedorismo é um tema bastante debatido nos dias de hoje, fazendo até parte de planos de ação de alguns países europeus. No entanto, o confronto de duas formas diferentes de ensino, o ensino formal e informal, levanta algumas reservas quanto à forma como devemos educar, incutir ou ensinar o empreendedorismo. O presente relatório inicia-se como uma breve distinção entre conceitos que por vezes na literatura se confundem com a ideia de empreendedorismo, espaço onde é também clarificado o porquê do uso da expressão “ensino de empreendedorismo” e não “educação em empreendedorismo”. No seguimento, é apresentada a história do ensino de empreendedorismo, bem como o debate que há sobre este tema. Neste estudo também surge uma pequena reflexão sobre a distinção entre ensino formal e informal desta disciplina, assim como uma comparação das duas abordagens. De forma a completar este estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a docentes e alunos/participantes de unidades curriculares ou outras atividades relacionadas com o ensino de empreendedorismo, deste modo foi possível percecionar as práticas relativamente ao ensino de empreendedorismo na região de Coimbra. Para concluir é feita uma reflexão sobre o período de estágio, assim como das competências adquiridas ao longo do mesmo.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Miguel Torres Preto e Susana Lourenço.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32542
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

622
checked on Apr 17, 2024

Download(s) 20

1,263
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.