Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32504
Title: Performance tangível versus performance intangível
Authors: Pais, Fernando José Pinto 
Orientador: Gama, Paulo
Lopes, Sérgio Daniel Duarte
Keywords: Performance tangível; Performance intangível; Medição da performance; Key performance indicators; Key intangible performance indicators
Issue Date: 15-Sep-2016
Publisher: FEUC
Citation: Pais, Fernando José Pinto - Performance tangível versus performance intangível, Coimbra, 2016.
Abstract: O presente trabalho apresenta-se como um relatório de estágio que permitirá concluir o Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O estágio decorreu na Visabeira Pro – Estudos e Investimentos, SA (empresa pertencente ao Grupo Visabeira, SGPS, SA), mais propriamente no departamento de controlo de gestão e acompanhamento de negócio, entre as datas de 8 de fevereiro e 13 de junho de 2016. Assim, com este relatório pretende-se conjugar a elaboração de um ensaio teórico com a descrição do conjunto de atividades desenvolvidas pelo aluno ao longo do estágio curricular. O objetivo do estágio passou por facultar ao aluno competências de modo a que este seja capaz de produzir reports com periodicidade mensal através de Key Performance Indicators (KPI´s) relevantes à análise de cada negócio. Nos dias de hoje o termo performance assumiu uma importância que há alguns anos atrás não tinha. Vários estudos levaram a que se deixasse de olhar para este como uma simples medição de custos e/ou indicadores financeiros, propondo uma divisão entre indicadores financeiros e não financeiros. Contudo, esta separação não é suficiente, pois não evidencia aspetos como a imagem ou a cultura organizacional, fazendo com que não se tenha uma “imagem” completa da realidade organizacional. Posto isto, o grande propósito deste estudo passa por fornecer ao leitor uma visão alternativa que permita uma melhor compreensão das dimensões da medição de performance, dando assim destaque aos fatores intangíveis, já que estes hoje em dia desempenham um papel fundamental na criação de valor das organizações.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Miguel Marques Gama Gonçalves e Sérgio Daniel Duarte Lopes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32504
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 50

468
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

495
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.