Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/32486
Título: Interações de porfirinas aniónicas com tensioativos catiónicos DDAB, DTAB e Geminis
Autor: Silva, Sara Filipa Guerreiro 
Orientador: Valente, Artur J. M.
Gomez, Marta Pineiro
Palavras-chave: Química; Ambiente; Química orgânica; Porfirinas
Data: Set-2016
Citação: Silva, Sara Filipa Guerreiro / Interações de porfirinas aniónicas com tensioativos catiónicos DDAB, DTAB e Geminis
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O conhecimento do mecanismo e das diferentes propriedades envolvidas nas interações entre porfirinas aniónicas e tensioativos catiónicos é fundamental nas áreas que utilizam estas espécies, por exemplo na medicina, possibilitando a otimização dos processos já existentes ou mesmo o desenvolvimento de novas aplicações. O trabalho que deu origem a esta dissertação iniciou-se com a síntese de porfirinas aniónicas simétricas e assimétricas. A meso-tetrafenilporfirina foi sintetizada através de um método utilizando irradiação micro-ondas. Na síntese da 5,10,15,20-tetraquis(4-sulfonatofenil)porfirina de sódio e da 5,10,15,20-tetraquis(4-sulfonilfenil)porfirina utilizou-se como percursor a mesotetrafenilporfirina que sofreu uma reação de clorossulfonação seguida de hidrólise, permitindo a introdução de grupos aniónicos nas porfirinas. A síntese da porfirina assimétrica 5,10,15- tris(sulfonatofenil)-20-(3-aminofenil)porfirina de sódio realizou-se através da reação da mistura de aldeídos com pirrol sob irradiação micro-ondas e, posteriormente, a introdução dos grupos aniónicos através da reação de clorossulfonação seguida de hidrólise. A segunda parte desta dissertação, centrada na interação dos tensioativos brometo de didodecildimetilamónio, brometo de dodeciltrimetilamónio e geminis, 12-2-12 e 12-10-12, com as porfirinas sintetizadas foi estudada através de espetroscopia de Ultravioleta-Vísivel e emissão de fluorescência. O efeito da presença de porfirinas nas propriedades de micelização do tensioativo foi avaliado através de condutibilidade elétrica. O estudo da interação do sal de sódio das porfirinas 5,10,15,20-tetraquis(4- sulfonatofenil)porfirina de sódio e 5,10,15-tris(sulfonatofenil)-20-(3-aminofenil)porfirina em solução aquosa de baixa concentração com o tensioativo brometo de didodecildimetilamónio não revelou a formação de agregados porfirínicos nem a alteração significativa das propriedades espetroscópicas das porfirinas. Resumo XVI Na interação dos surfatantes brometo de dodeciltrimetilamónio, 12-10-12 e 12-2-12 com a 5,10,15,20-tetraquis(4-sulfonilfenil)porfirina observou-se a formação de agregados J e H, a neutralização da porfirina e a separação dos agregados. De entre os tensioativos estudados, o gemini 12-10-12, mostrou-se mais eficaz no processo de desagregação. Por último, recorreu-se à condutibilidade elétrica com o objetivo de avaliar de que forma a presença da 5,10,15-tris(sulfonatofenil)-20-(3-aminofenil)porfirina afeta as propriedades de micelização, como a cmc ou o grau de dissociação dos contra-iões na micela, do brometo de dodeciltrimetilamónio.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Química apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32486
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Química - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
DM Sara Silva.pdf3.8 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

374
Visto em 26/mar/2024

Downloads

369
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.