Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/32124
Título: Chiral Transition and Deconfinement in Hybrid Stars
Autor: Pereira, Renan Câmara 
Orientador: Costa, Pedro
Providência, Constança
Palavras-chave: Física; Estrela; Equação de estado; Fase Hadrónica; Fase de Quark; Modelo Nambu-Jona-Lasinio (NYL); Quiralidade
Data: Jul-2016
Citação: Pereira, Renan Câmara / Chiral Transition and Deconfinement in Hybrid Stars
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Neste trabalho, equações de estado que descrevem estrelas compactas são construídas usando dois modelos independentes: um modelo que descreve a fase hadrónica e outro que descreve a fase de quarks. Na fase de quarks consideramos o modelo Nambu−Jona-Lasinio (NJL) usual possibilitando a existência de termos vectoriais-isoescalares e vectoriais-isovectoriais. A importância de reproduzir a mesma massa bariónica do nucleão no vácuo, em ambas as fases, é discutida. Uma constante fenomenológica do Bag é introduzida de modo a fazer a transição entre o modelo hadrónico e modelo de quarks coincidir com a restauração da simetria quiral do modelo de quarks. A fase hadrónica é descrita por um modelo relativista de campo médio (NL3! ) enquanto a fase de quarks é descrita pelo modelo NJL nas suas versões de dois e três sabores, permitindo o estudo da estranheza em estrelas compactas. Posteriormente, uma versão modificada do modelo de Polyakov−Nambu−Jona-Lasinio (mPNJL), em SUf (3), é usada para descrever a fase de quarks, permitindo a possibilidade de estudar o desconfinamento na cor em estrelas compactas e relacionar a constante fenomenológica do Bag com graus de liberdade gluónicos através do campo de Polyakov. É mostrado que fixar a massa constituinte do quark a um valor que corresponde a um terço da massa do nucleão no vácuo, permite a existência de estrelas de neutrões estáveis com um centro composto apenas por matéria de quarks. Uma constante de acoplamento vectorial suficientemente forte irá resultar em estrelas com massas acima de 2M. e baixa fracção de estranheza. Contudo, usando o modelo mPNJL, a estranheza aparece a densidades mais baixas, o que dá origem a estrelas com uma maior fracção de quarks estranhos.
Descrição: Dissertação de mestrado em Física, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32124
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
tese - RENAN.pdf3.19 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

781
Visto em 9/abr/2024

Downloads 50

289
Visto em 9/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.