Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31848
Title: Capacidade de atração/repulsão de população nos municípios do Oeste : medição, fatores determinantes e importância para a sustentabilidade do crescimento económico
Authors: Aires, Regina Paula Dias Jesus 
Orientador: Simões, Marta Cristina Nunes
Keywords: Economia local; Crescimento económico e mobilidade geográfica da força de trabalho.
Issue Date: 15-Jul-2016
Publisher: FEUC
Citation: Aires, Regina Paula Dias Jesus - Capacidade de atração/repulsão de população nos municípios do Oeste : medição, fatores determinantes e importância para a sustentabilidade do crescimento económico, Coimbra, 2016.
Abstract: O presente trabalho de investigação procura identificar e compreender como algumas das características existentes nas unidades territoriais a nível concelhio podem configurar-se como fatores atrativos ou repulsivos de população para esses territórios, condicionando o crescimento económico do Oeste de Portugal. Alguns concelhos do Oeste exibem um peso relevante da população residente em concelhos rurais a par de outros de forte pendor urbano, exibindo estes últimos, uma maior proporção de capital humano com qualificação superior. Tendo como propósito a medição de alguns fatores determinantes na capacidade de atracão e repulsão de população e sua importância para o crescimento económico, irão ser estudados os municípios, com especial ênfase os municípios classificados como Centros Urbanos Regionais, Caldas da Rainha e Torres Vedras e os Concelhos Complementares/Estruturantes que entre eles se posicionam, Bombarral, Cadaval, Lourinhã e Óbidos. Estes seis municípios serão alvos de análise ao nível económico, demográfico e do mercado de trabalho para o período compreendido entre os anos de 2001 a 2011, visando a identificação de lógicas de atração ou repulsão na fixação de novos residentes e população empregada ou estudantil, com recurso à medição da capacidade de atratividade local, bem como da sua importância na sustentação de crescimento económico destas economias locais.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia de Crescimento e Políticas Estruturais), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Marta Simões.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31848
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Regina Aires_TP_25-07-2016.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

816
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

494
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.