Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31847
Title: Design thinking : desenvolvimento de uma App no retalho alimentar
Authors: Cordeiro, Patrícia Raquel Jacob 
Orientador: Torres, Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha
Santos, Elísio
Keywords: Design Thinking; Mobile; App’s; Retalho alimentar
Issue Date: 15-Jul-2016
Publisher: FEUC
Citation: Cordeiro, Patrícia Raquel Jacob - Design thinking : desenvolvimento de uma App no retalho alimentar, Coimbra, 2016.
Abstract: Indubitavelmente, a constante evolução tecnológica, nomeadamente a utilização dos smartphones, introduziu novas oportunidades competitivas para as empresas, nomeadamente para a Jerónimo Martins. Estes dispositivos permitem uma comunicação direta e constante com os clientes, podendo ser feita a qualquer hora e qualquer lugar. O presente relatório de estágio tem por objeto de estudo o desenvolvimento de uma nova App e a definição das funcionalidades a implementar na mesma. Pretende-se que a solução encontrada tenha uma aplicabilidade de valor acrescentado no processo de compras dos consumidores. Para o desenvolvimento deste desafio procedeu-se á realização de um processo de Design Thinking, processo este passa por cinco fases distintas (empatia, definir, idealizar, protótipo e teste) das quais foram realizadas tarefas para os três primeiros passos mencionados, tais como: questionários, entrevistas de empatia, benchmarking e construção e análise de personas e suas customer journeys. Foram ainda analisados dados respeitantes à utilização da atual App Pingo Doce Express. Com os estudos realizados identificou-se que as atividades que o consumidor realiza relacionadas com o processo de compra, vão desde o fazer a sua lista de compras, ao procurar artigos e os seus preços e comparar entre retalhistas. A atual aplicação disponibilizada pelo Pingo Doce, embora não apresente taxas de adesão satisfatórias, revela que, para aqueles que a adotam, é de extrema relevância, quer pela rapidez que proporciona, quer pelo controle que permite durante toda a compra em relação aos gastos que estão a ser feitos. Desta forma, esta funcionalidade (self-scanning) é uma das que deverá permanecer na estrutura da nova App. Além desta, há outro conjunto de funcionalidades que deverão constar como por exemplo: elaboração de listas de compras, receitas, descontos personalizados e self-payment. É certo que este mundo das App’s tem percorrido um longo caminho num curto espaço de tempo, mas cada vez mais se revelam como um ponto-chave na relação com os clientes, sendo que além de inspirar confiança e consequentemente lealdade para com a marca, também podem ter a capacidade de impulsionar as vendas.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Torres e Elísio Santos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31847
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Patrícia Raquel Jacob Cordeiro.pdf19.01 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

683
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

1,237
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.