Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/31839
Título: A relação russo-iraniana 2004-2016 : que implicações da crise na Ucrânia?
Autor: Marques, Adriana Rafaela Silva 
Orientador: Vieira, Alena Vysotskaya Guedes
Palavras-chave: Política externa; Rússia; Ocidente; Irão; Ucrânia; Crimeia; Revisionismo
Data: 13-Jul-2016
Editora: FEUC
Citação: Marques, Adriana Rafaela Silva - A relação russo-iraniana 2004-2016 : que implicações da crise na Ucrânia?, Coimbra, 2016.
Resumo: Desde o final da Guerra Fria, a Rússia tem procurado recuperar um estatuto que acredita ter-lhe sido retirado, o de superpotência. O contexto de crise na Ucrânia e a posterior anexação da península da Crimeia proporcionaram uma nova oportunidade para essa reafirmação e demarcação enquanto país não-europeu que valoriza uma identidade diferente da ocidental. Notando a relevância que Irão assumiu na política externa russa, e atentando ao contexto das negociações sobre a questão nuclear iraniana no verão de 2015, que representaram a primeira grande ação internacional russa após a crise na Ucrânia, esta dissertação tem como principal objetivo compreender o reforço da relevância do Irão para a política externa russa. O objetivo deste estudo é, então, analisar o papel do Irão nesta nova política externa russa num contexto de pós-crise na Ucrânia, admitindo que a crise na Ucrânia e especialmente a anexação da Crimeia bem como as dinâmicas de política externa russa para o Irão são fatores com uma caraterística comum: obedecem à mesma lógica de validação russa na comunidade internacional. Contudo, pretende-se demonstrar, através de um estudo que combina as perspetivas teóricas do Realismo Estrutural e do Construtivismo, que a característica da política externa russa verificada aquando a anexação da Crimeia tem, para o Irão, contornos diferentes, sem assumir, neste último caso, contornos de revisionismo enquanto princípio operativo como existiu na atuação face à Crimeia. Ao definir três possíveis cenários para a explicação do reforço da relevância iraniana, esta dissertação testa as seguintes hipóteses: em primeiro lugar, a Rússia está a servir-se da aliança com Irão apenas como mera moeda de troca na sua relação com o Ocidente, em segundo lugar, como aliado na formação de um polo alternativo de contestação ao Ocidente, e em último lugar como mecanismo para a reinterpretação das leis de Direito Internacional. Na estrutura da nova política externa russa, o Irão funciona como um aliado nesta redefinição da ordem mundial promovida pela Rússia.
Descrição: Dissertação de mestrado em Relações Internacionais (Estudos da Paz e Segurança), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Alena Vieira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31839
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
DissertaçãoMestrado_AdrianaMarques_RI20161.pdf1.84 MBAdobe PDFVer/Abrir
TESE_CV_AdrianaMarques.pdf674.32 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 5

1.117
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

541
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.