Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31770
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dc.contributor.advisorReis, Carlos-
dc.contributor.authorCunha, Nayane Yuri Taniguchi-
dc.date.accessioned2016-08-01T18:34:49Z-
dc.date.available2016-08-01T18:34:49Z-
dc.date.issued2016-07-27-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/31770-
dc.description.abstractEsta dissertação reflete sobre a sobrevida das personagens protagonistas Sandra, Luci, Moema e Solange, de A vida como ela é..., que transcendem as crônicas impressas escritas pelo jornalista brasileiro Nelson Rodrigues entre as décadas de 1950 e 1960 e ganham nova figura derivada de um processo de transmidiação. Pela análise dos episódios televisivos O monstro, Uma senhora honesta, Fruto do amor e Dama do lotação, que integram a série A vida como ela é..., observa-se como a linguagem desse meio introduz fatores que concretizam a refiguração dessas personagens no contexto televisivo, sobretudo a partir da imagem. Na televisão, os dispositivos retórico-discursivos, de ficcionalização e de conformação acional e comportamental, que compõem o processo de figuração das personagens na narrativa impressa, processam-se pela linguagem verbal oral, visual e auditiva, atribuindo ao casting fundamental importância. Na transposição dessas personagens para a série televisiva produzida pela Rede Globo, atenta-se ainda para o lapso temporal entre a publicação das crônicas e a transmissão dos episódios em 1996 e as possíveis implicações existentes no processo de produção de modo a adequar esse conteúdo televisivo às expectativas do público. Enquanto produto, a série A vida como ela é... mostra ao espectador da década de 1990 o estilo rodrigueano de retratar a sociedade carioca brasileira. Sob a tônica do adultério, o escritor apresenta as mulheres como protagonistas das histórias, representadas por tipos sociais característicos dessa temática: a amante, a fiel, a traída e a adúltera, que vivem conflitos acerca do amor, do desejo, da traição e da tragédia, em relatos que muito se aproximam dos contos literários. À luz da atual conformação dos estudos narrativos, caracterizada pela interdisciplinaridade e pela transnarratividade, este trabalho reafirma não só revalorização da personagem, mas também do estudo da narrativa aplicado em outros campos, como o da comunicação.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPersonagempor
dc.subjectSobrevidapor
dc.subjectFiguraçãopor
dc.subjectRefiguraçãopor
dc.subjectTransmidiaçãopor
dc.subjectNelson Rodriguespor
dc.subjectA vida como ela é...por
dc.subjectTransmediaçãopor
dc.titleSobrevida das personagens de A vida como ela é... Refiguração seriadapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCLP - Centre of Portuguese Literature-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6492-3486-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado
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