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Título: Sobrevida das personagens de A vida como ela é... Refiguração seriada
Autor: Cunha, Nayane Yuri Taniguchi 
Orientador: Reis, Carlos
Palavras-chave: Personagem; Sobrevida; Figuração; Refiguração; Transmidiação; Nelson Rodrigues; A vida como ela é...; Transmediação
Data: 27-Jul-2016
Resumo: Esta dissertação reflete sobre a sobrevida das personagens protagonistas Sandra, Luci, Moema e Solange, de A vida como ela é..., que transcendem as crônicas impressas escritas pelo jornalista brasileiro Nelson Rodrigues entre as décadas de 1950 e 1960 e ganham nova figura derivada de um processo de transmidiação. Pela análise dos episódios televisivos O monstro, Uma senhora honesta, Fruto do amor e Dama do lotação, que integram a série A vida como ela é..., observa-se como a linguagem desse meio introduz fatores que concretizam a refiguração dessas personagens no contexto televisivo, sobretudo a partir da imagem. Na televisão, os dispositivos retórico-discursivos, de ficcionalização e de conformação acional e comportamental, que compõem o processo de figuração das personagens na narrativa impressa, processam-se pela linguagem verbal oral, visual e auditiva, atribuindo ao casting fundamental importância. Na transposição dessas personagens para a série televisiva produzida pela Rede Globo, atenta-se ainda para o lapso temporal entre a publicação das crônicas e a transmissão dos episódios em 1996 e as possíveis implicações existentes no processo de produção de modo a adequar esse conteúdo televisivo às expectativas do público. Enquanto produto, a série A vida como ela é... mostra ao espectador da década de 1990 o estilo rodrigueano de retratar a sociedade carioca brasileira. Sob a tônica do adultério, o escritor apresenta as mulheres como protagonistas das histórias, representadas por tipos sociais característicos dessa temática: a amante, a fiel, a traída e a adúltera, que vivem conflitos acerca do amor, do desejo, da traição e da tragédia, em relatos que muito se aproximam dos contos literários. À luz da atual conformação dos estudos narrativos, caracterizada pela interdisciplinaridade e pela transnarratividade, este trabalho reafirma não só revalorização da personagem, mas também do estudo da narrativa aplicado em outros campos, como o da comunicação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31770
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado

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